Autor: Teresa

  • Gráficos de linhas

    A pedido do Gustavo, apresento aqui os passos para criar um gráfico de linhas. Neste caso pretendemos saber os valores totais de vendas de cada mês de todos os vendedores duma empresa. No menu escolher Graphs-Legacy Dialogs-Line. Na janela escolher Simple e Summaries of seprate variables. Carregar em Define. Como os vários meses do ano…

  • Problemas no teste do Qui-quadrado

    As instruções para pedir o teste do Qui-quadrado encontram-se num artigo anterior. Neste artigo pretende-se mostrar um erro comum ao pedir o Qui-quadrado e a forma como se pode resolver. O output abaixo é o resultado duma análise de associação do Sexo (masculino/feminino) com o Estado civil (4 categorias). No último quadro, a mensagem da…

  • Teste do Qui-quadrado

    Recorre-se a este teste sempre que precisamos analisar a associação entre uma variável nominal e outra variável nominal ou ordinal. Neste caso pretendemos analisar se a situação escolar (estudante e trabalhador-estudante) está associada à classe etária.  Qualquer uma das variáveis tem apenas duas categorias de resposta. A situação escolar é uma variável nominal e a…

  • Perguntas de resposta aberta-alteração das categorias de resposta

    Na sequência do artigo acerca de  perguntas de resposta aberta,  torna-se necessário alterar as categorias de resposta já que muitas são iguais. Por exemplo, queremos juntar numa só categoria de resposta as profissões jornalista e o jornalista de rádio, conforme output abaixo. Também notamos no output que a categoria 1 está em branco, não correspondendo…

  • Perguntas de resposta múltipla-tabelas e gráficos

    Em perguntas que permitem que o entrevistado assinale mais do que uma resposta, o tratamento dos dados obriga a algum planeamento. Primeiro terá de se fragmentar a pergunta  em n variáveis. Sendo que n corresponde ao número de categorias de resposta. Como exemplo temos a pergunta “12- características de arquitectura” com as respostas a) cor;…

  • Análise da normalidade – como executar

    Por vezes torna-se necessário analisar se uma variável tem ou não distribuição normal. Seleccionam-se os comandos de acordo com a imagem a seguir. De seguida é aberta uma janela, onde se escolhe a variável cuja distribuição pretendemos analisar, conforme imagem abaixo. Em Statistics, selecionar Descriptives. Continue Escolhendo a opção Plots, em  Boxplots- escolhe-se Factor levels…

  • Escolha aleatória de parte da amostra

    Quando se torna necessário trabalhar apenas com uma parte da amostra, teremos de seleccionar casos. Aqui apresenta-se um exemplo de selecção de metade da amostra. Seleccionam-se os dados, conforme os comandos da imagem. Na nova janela, em Select escolhe-se “Random sample of cases” e carrega-se no botão “Sample”. Na nova janela escreve-se a percentagem de…

  • Associação entre uma variável nominal e uma variável ordinal-problemas

    Por vezes surgem algumas dificuldades quando se utiliza o teste do Qui-quadrado nas associações. O mais comum é surgirem células vazias. Como exemplo, associou-se o género com a percepção de felicidade. No output gerado são apresentadas 3 tabelas: a primeira apresenta a percentagem de casos que foram utilizados na análise; a segunda apresenta o número…

  • Correlações

    A análise de correlações utiliza-se quando se pretende analisar a relação entre variáveis de escala. Como exemplo, perante a necessidade de analisar a relação entre algumas características de personalidade e o tipo de afecto evidenciado, foi realizada uma análise de correlações. As dimensões da personalidade em análise são a extroversão, amabilidade, consciensiosidade, neuroticismo e abertura…

  • Testes de diferenças entre médias

    Em estudos de mercado, quer seja no desenvolvimento dum produto, quer seja  na escolha dum público-alvo duma campanha de marketing, pode interessar-nos saber se existem diferenças entre homens e mulheres na aquisição do nosso produto. Para tal, teremos de comparar a aquisição do produto por parte de homens e de mulheres. Neste caso, temos uma…