Problemas no teste do Qui-quadrado


As instruções para pedir o teste do Qui-quadrado encontram-se num artigo anterior.

Neste artigo pretende-se mostrar um erro comum ao pedir o Qui-quadrado e a forma como se pode resolver. O output abaixo é o resultado duma análise de associação do Sexo (masculino/feminino) com o Estado civil (4 categorias). No último quadro, a mensagem da alínea a) diz-nos que existem 3 células com valor esperado menor que 5. Comprovando-se que se trata da categoria “viúvo” no segundo quadro do output.

Qui-quadrado-problemasEste problema pode invalidar o resultado do teste. Para uma solução fácil, pode optar-se por realizar a análise para todas as categorias do estado civil, com excepção da categoria “viúvo”. Para tal escolhem-se as categorias mais expressivas ou com maior número de casos.

No menu, escolhe-se Data-Select Cases e abre-se a janela (imagem abaixo) onde se selecciona If Condition is Satisfied. Na nova janela selecciona-se a variável Estado civil e, utilizando o teclado virtual, escolhemos todos os casos em que a categoria é igual ou inferior a 3. Lembramos que o Estado civil tem 4 categorias assinaladas com os seguintes números: 1=solteiro; 2= casado/união de facto; 3=divorciado/separado; e 4=viúvo.

Qui-quadrado-problemas1Carrega-se em Continue e depois Ok na primeira janela aberta. Operou-se um filtro que deixará de lado todos os casos de pessoas viúvas.

Volta a realizar-se o teste do Qui-Quadrado.

 


41 comentários a “Problemas no teste do Qui-quadrado”

    • O teste do Qui-quadrado apresenta a sig. Asymp. e a Exact sig. Esta última já é a significância com correções. E que produz resultados fidedignos, independentemente do tamanho ou distribuição dos dados.

  1. Bom dia,

    O resultado do meu Qui quadrado não apresenta a função “a Exact sig.” E isso pela resposta acima é importante.
    Eu segui exatamente as indicações .
    Estarei a fazer algo errado?
    Obrigado

      • Olá! Muitos parabéns pelo site e obrigado por divulgar os seus conhecimentos de forma pública!

        Tal como refere o andre, no teste do Q-Quadrado não me aparece “Exact sig.”, apenas “Asymptotic Significance (2-sided)”.

        Em todos os meus testes surge a letra a) com mensagens como “a. 7 cells (87,5%) have expected count less than 5. The minimum expected count is ,21.”.

        Será que me podia explicar em que consiste esta questão das células? Não percebo…
        Sempre que me aparece esta questão, muito embora o teste sQ-Quadrado seja significativo, realizo o teste Monte Carlo e vejo a significância do “Monte Carlo Sig. (2-sided)” tal como apresentado neste vídeo (que coloco apenas para perceber o meu procedimento)
        https://www.youtube.com/watch?v=0GTfEIibJHY
        Estou a agir corretamente?

        Muito Obrigado!

        • obrigada 🙂
          Asymptotic Significance (2-sided) é o p-value que é calculado com base numa aproximação à distribuição real da amostra (pode acontecer quando a amostra é muito grande e o procedimento torna-se demorado). O exact p-value é o p-value que foi calculado com base na distribuição real.

          Quando tem muitas células vazias (como é o seu caso), o resultado do teste não é fidedigno.

          Se quiser confirmar os resultados com o teste de Monte Carlo, também o pode fazer.

  2. Bom dia,
    Obrigado por manter este site.Rem me ajudado imenso.

    Por favor, podia informar-me como funciona o teste de McNeman
    Posso falar em frequencias? em teste qui quadrado?

    • De nada André. Não pude deixar de notar que tem sido um comentador assíduo. Obrigada pela sua preferência.

      O teste de McNemar compara proporções.É usado para comparar duas situações em momentos diferentes. A variável dependente é dicotómica com 2 grupos mutuamente exclusivos(sim e não; fraca e forte; presente e ausente, por exemplo) e a variável independente tem 2 grupos relacionados.

  3. Boa Tarde,

    Fiz o teste do Qui-Quadrado para relacionar uma pergunta de sim ou não com a profissão. Tenho 7 profissões inseridas no SPSS cada uma codificada com números de 1 a 7. Quando faço o teste aparece-me a mensagem “6 células (42,9%) esperavam uma contagem menor que 5. A contagem mínima esperada é ,76.”. No entanto não consigo resolver o problema da maneira que referiu, uma vez que as profissões com maior número de casos não são seguidas (por exemplo é a 1,2,4,6,7)..e no meu caso é importante relacionar todas as profissões com a pergunta em questão. Existe outra maneira de ultrapassar este problema?

    Muito obrigada e obrigada pelo site

    • Tente usar o teste de Cramers’V para analisar a associação. Depois tem de consultar a tabela de frequências (apresentada no output do teste) para perceber onde se encontram as diferenças.

        • Obrigada.
          Em princípio poderá usar o qui-quadrado se as variáveis forem nominias ou ordinais. Mas atenção ao número de células vazias que origina uma mensagem por baixo da tabela respectiva (no ouput).

  4. Bom dia

    Ao pedir o teste de qui-quadrado e teste de fisher, o output para o fisher aparece com o erro “b. nao é possivel calcular por memoria insuficiente”.

    pode ajudar?

    Grata

  5. Procurei um local para mandar a sugestão, porém não consegui acha-lo. Entao estou mandando por aqui mesmo.

    Há um tutorial de como criar gráficos de linhas no site? Não achei nenhum. Se não houver, é possível criar um tutorial?

  6. Olá. Posso usar teste mcnemar para variável não dicotômica? Uma mesma lesão foi avaliada por meio de dois exames para decisão de conduta clinica com seis níveis de resposta. Como é a mesma lesão, considero os dados pareados. Mas a resposta não é dicotômica, e sim com seis opções. Ao tentar calcular, o SPSS diz que o valor Sig. pode ser computado apenas para uma tabela PxP, em que P deve ser maior do que 1.

  7. Boa noite professora, a mha precupacao nao tive resposta. Elaborei um formulario quer avaliar rendimento da familia. As questoes vem assim: O chefe do Agregaddo A, tem: Maria (esposa, 34 anos, trabalha…), Joao (filho, 23 anos, estudante…), Carlos (primo, 33 anos, trabalha, solteiro…). 2 Chefe do agrgado B tem : Calas (esposa, 32 anos, trabalha)…. sucessivamente. A minha preocupacao como posso agrupar para saber cada familia tem quantos elementos e analisar cada familia/elemento?

  8. Boa tarde,
    Efetuei os testes de qui-quadrado é aparece-me o seguinte erro: “6 células (60,0%) esperavam uma contagem menor que 5. A contagem mínima esperada é ,21.”

    Todas os cruzamentos em que utilizei o qui-quadrado, violam o pressuposto de frequência, que teste utilizar? Como só queria verificar a correlação/associação entre variáveis utilizei o coeficiente de V. de Cramer, é correto?

    Os cruzamentos em que efetuei o Qui-Quadrado são maioritariamente entre 1 variável ordinal (5 categorias) + 1 variável nominal (2 categorias).

    Que testes devo efetuar?
    Obrigada,
    Joana

    • Boa tarde Teresa,
      Utilizo a de Spearman quando tenho 2 variáveis nominais ou 1nominal e 1 intervalar.

      Neste caso, estou perante 1 ordinal e 1 nominal, daí o teste de qui-quadrado.

      • Peço desculpa Joana. Cometi um erro com a minha resposta anterior. Apaguei a minha resposta para não causar confusões.
        Relativamente à sua 1ª questão: talvez seja preferível analisar diferenças na variável ordinal entre o grupo 1 e o grupo 2 da variável nominal.
        Ou seja, através do Mann-Whitney para amostras independentes vai comparar os valores da variável ordinal em cada grupo para ver se são diferentes.

    • Boa tarde, tentei realizar o teste do qui- quadrado, em diversas variáveis mas aparece sempre uma mensagem abaixo da tabela a dizer X celulas esperavam uma contagem menor que cinco. todas as informaçoes são importantes e nao as posso excluir. o que devo fazer para ultrapassar este problema ?

      • Pode optar por excluir uma das categorias de resposta da variável no caso de se verificar que nessa categoria de resposta existem muitos valores menores que 5.
        Também pode optar por realizar o teste Z. Pedindo em Tables-Custom Tables, em Test Statistics-Compare Column Proportions (z-tests).

  9. Profa. Tereza,

    parabéns pela brilhante iniciativa, de grande utilidade pública. Gostaria de fazer uma pergunta.
    Apliquei a seguinte relação no teste qui-quadrado no SPSS: n de 185 amostras, para um teste de associação a exposição a um fator. Obtive: 13,9% (6/43) seis ocorrências positivas para o problema de 43 expostos ao fator estudado. E 1,4% ( 2/142) , dois positivos para o agravo de 142 não expostos ao fator. O SPSS apresentou p=0,002, no entanto, informa que 25% das células (uma casela) não chegou ao valor mínimo esperado de 1,96, que a contagem mínima de 5 valores esperados não foi atingida. Assim, entendo que não tenho o pressuposto para realizar este teste, estou certo? existe outro teste que posso aplicar que tenha um pressuposto menor?. Fico agradecido.

    • Costumo usar o teste de proporções em Analyze-Tables-Costum tables. Depois de arrastar as variáveis a analisar, em Test Statistics escolho Compare column proportions.
      Para perceber as tabelas deve ler o Help do SPSS, procurando Compare column proportions.

  10. Olá, você pode me ajudar? Tenho um ensaio clínico de suplementação de vitamina. Meus dados são o seguinte:
    Tenho a vitamina D plasmática classificada no tempo antes da intervenção como (INSUFICIENCIA E DEFICIENCIA).
    No tempo após a intervenção tenho (SUFICIENCIA, INSUFICIENCIA E DEFICIENCIA), pois alguns individuos aumentaram os valores de vitamina D.
    Preciso realizar o teste de McNemar, porém não consigo pois tenho 2 categorias no tempo antes da intervenção, e 3 categorias após…
    Como fazer?
    Obrigado

    • Não conheço nenhum teste que seja capaz de comparar duas categorias do 1º momento com 3 categorias dum 2º momento. No fundo está a compara coisas diferentes.
      No entanto, se tiver uma variável em que existam valores de vitamina D em formato de escala, é preferível usar essa variável.

  11. Boa noite!
    Estou a avaliar um trabalho e confesso que fiquei confusa com os resultados apresentados…
    O objetivo é tentar criar um score que preveja o potencial de complicações de uma cirurgia. São criados 2 grupos consoante o tempo que demorou a cirurgia – o grupo fácil (n100) e o difícil (n92). Mas quando são apresentados os resultados, recorrendo ao teste do qui quadrado, o autor ao invés de assumir que houve 9 complicações nas fáceis (9%) e 28 nas difíceis (30.4%), determina as percentagens em função da totalidade das cirurgias (n192), obtendo 4,7 e 14,6… faz o mesmo para todas as variáveis em estudo… por acaso as duas amostras são sensivelmente da mesma dimensão, mas ainda assim parece-me que se perde o essencial…
    Muito obrigada pela ajuda!

  12. Boa noite.
    Precisava apenas que me confirmasse se realmente a minha percepção está correta e a interpretação não pode ser feita assim, bem como se existiria um teste mais adequado para comparar os referidos dados.
    Obrigada!

    • O que percebi da análise é que pretendeu analisar se existia associação entre o nº de complicações e o tipo de grupo (baseado no tempo da cirurgia). Não me parece que a apresentação das percentagens esteja correcta, talvez pela escolha da percentagem (em linha em vez de coluna).
      No entanto, sendo a variável nº de complicações uma variável de escala (deve ser definida assim no variable view) seria mais adequado usar análise de diferenças (teste t para amostras independentes ou Mann-Whitney).

  13. Olá! Parabéns pelo site, tendo sido muito util para as minhas duvidas. Venho perguntar como comparar 2 variáveis categoricas não ordinais: ou seja quero comparar sexo (2 valores Masc ou Fem) com profissão (5 opcoes de resposta). A tabela do Qui Quadrado nao cumpre as permissas da legenda da tabela (8 cels (66,7%) da tabela esperavam uma contagem menor que 5. A contagem minima esperada é de 0.23).
    Obrigada

    • Obrigada 🙂
      Nesses casos aplico um teste Z. Pode fazê-lo em crosstabs e escolher o teste z em vez do Qui-quadrado. É gerada uma tabela que poderá facilmente perceber com a ajuda do Help do SPSS.

  14. Boa tarde,

    Precisava de uma pequena ajuda. Queria comparar as respostas a duas questões pelo género do inquirido. Ou seja perceber das pessoas do género feminino que responderam “sem importância” à questão 1 quantas responderam “discordo” à questão 2 (p.ex). Inicialmente tinha feito o teste Qui-quadrado (com n=30) no entanto, alertaram-me para o facto de existirem células com valores inferiores a 5 e até mesmo = 0. p.ex.:”5 cells (83,3%) have expected count less than 5. The minimum expected count is 0.31″. Pensava que poderia utilizar na mesma este teste só tinha que ter atenção a escolher a linha certa para ler os resultados. (Person Chi-square; Fisher’s Exact Test, etc.).

    Que teste se adequaria melhor ao que pretendo comparar tendo em conta da existência de células com frequência menor que 5e até mesmo =0?

    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

  15. Olá, tenho uma dúvida em relação as frequências esperadas menores que 5.

    A simples exclusão de categorias que não apresentam frequências esperadas maiores que 5 não poderiam resultar em distorção dos resultados?
    Só encontrei recomendações para fundir as categorias, mas na minha pesquisa isso seria muito difícil de fazer.

  16. Olá!
    O que significa quando o SPSS tem uma saída com essa informação:
    Nenhuma medida de associação foi calculada para a tabulação cruzada de i65*i614. Pelo menos uma variável em cada tabela bidirecional, com base na qual as medidas de associação são computadas, é uma constante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *