Perguntas de resposta aberta-alteração das categorias de resposta


Na sequência do artigo acerca de  perguntas de resposta aberta,  torna-se necessário alterar as categorias de resposta já que muitas são iguais. Por exemplo, queremos juntar numa só categoria de resposta as profissões jornalista e o jornalista de rádio, conforme output abaixo. Também notamos no output que a categoria 1 está em branco, não correspondendo a nenhum tipo de profissão.

categorias-resposta aberta

Em Variable View, abrindo o Values da nova variável recodificada, observamos que o valor 2 corresponde à profissão arquitecta, estando carregadas as várias categorias de resposta e os seus valores.

categorias-resposta aberta-1

Pode interessar-nos criar diferentes categorias de resposta que juntem mais do que uma profissão. No exemplo actual, interessam-nos as seguintes categorias profissionais:

  1. Quadros superiores e dirigentes
  2. Especialistas de profissões intelectuais e científicas
  3. Técnicos e profissionais de nível intermédio
  4. Pessoal administrativo e similares
  5. Pessoal dos serviços e vendedores
  6. Agricultores e trabalhadores da agricultura e pescas
  7. Operários, artíficies e similares
  8. Operários de instalações e máquinas
  9. Trabalhadores não qualificados

Como proceder? Transformar, recodificando na mesma variável. Em Transform/Recode into same variables, escolher a variável anteriormente criada e carregando em Old and New Values, abre-se uma nova janela. A cada valor já existente iremos atribuir um novo valor. Conforme se observa na janela da direita da imagem em baixo, no quadrado Old–New estão já carregados vários valores, sendo que o último será o valor 22 a que será atribuído o valor 2. Se observarmos na primeira imagem deste artigo, o valor 22 corresponde à resposta Veterinária. Neste caso, o valor 22 passará a er codificado com o valor 2, que corresponde a Especialistas de profissões intelectuais e científicas (conforme as categorias profissionais que nos interessam).  No final carregar em Continue e OK.

categorias-resposta aberta-2

Seguidamente é necessário atribuir novos nomes (Labels) aos valores da variável. Note que a variável continua com os valores e nomes anteriores a esta última recodificação. Para proceder a esta alteração, em Variable View, abrir o Values Labels e alterar os valores e os nomes, conforme imagem em baixo.

Para cada valor, escolher, alterar o Label e carregar em Change. Os restantes valores a que não se atribuir qualquer label, escolher um a um e carregar em Remove. No final carregar em OK.

categorias-resposta aberta-3Se pedirmos uma nova análise de frequências temos os seguintes dados actualizados.

categorias-resposta aberta-4

 

 

 

 


4 comentários a “Perguntas de resposta aberta-alteração das categorias de resposta”

  1. Boa tarde Teresa, a minha dúvida é se após alterar o Label e pedir uma nova análise de frequências, existe a opção de deixar no quadro de frequências o Value e não o Label?

  2. Olá Teresa,
    Tenho uma dúvida…
    Estou com uma amostra de 71 idosos ativos e fiz uma avaliação da sua aptidão física. Agora, o meu objetivo é ver se os resultados obtidos nas diferentes avaliações físicas (flexibilidade, força, equilibrio, agilidade) dependem do sexo, da frequencia com que eles vão ao ginásio e do tempo em que eles já vão para o ginásio (1 ano, 2 3…)

    Faço a normalidade, e depois??

    • Casoa presentem distrbuição, aplica testes paramétricos (teste t para dois grupos ou ANOVA para dois ou mais grupos).
      Caso não apresentem distribuição normal, aplica testes não paramétricos (Mann-Whitney para dois grupos e Kruskal-Wallis dois ou mais grupos).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *