Apoio Estatístico


Se tem dúvidas em utilizar o SPSS, não hesite em contactar-nos.

Fornecemos apoio estatístico, com o SPSS, na elaboração de trabalhos académicos, em teses de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Envie-nos a seguinte informação e enviamos-lhe um orçamento e prazo de execução, para o email:

  • O tema do trabalho
  • O objetivo do estudo
  • O questionário ou inquérito que utilizou
  • A estatística a utilizar (caso já esteja definida)
  • A quantidade de inquéritos (caso já tenha sido definida)
  • A quantidade de questões (caso já tenha sido definida)
  • Se os inquéritos já foram realizados e os dados já estão inseridos em computador (no SPSS, no EXCEL, no ACCESS, ou outro qualquer programa que permita o armazenamento dos dados)
  • Se pretende ajuda na escolha da estatística e na elaboração do inquérito

54 comentários a “Apoio Estatístico”

  1. Boa tarde, tenho uma dúvida no SPSS, já tentei procurar informações sobre o assunto, mas não encontrei. Gostaria de saber se me podia responder a apenas esta pergunta:
    É possível e como se faz para agrupar várias variáveis em apenas 3 ou 4 variáveis?
    Eu sei agrupar uma variável em várias, mas fazer o contrário, colocar várias em menos é que não tenho a certeza de como fazer.
    Agradecia se me respondesse a esta questão. Obrigado.

    • Vianne, boa tarde,
      Você pode fazer uma análise Fatorial e assim gerar novos fatores a essas variáveis, comando:
      Analisar < Redução de Dimensão < Fator.

      ou uma analise de Cluster, em que você agrupa objetos do mesmo tipo nas respectivas categorias, comando:
      Analisar < Classificar < Cluster Hieráquico.

  2. por favor comecei fazer uma matéria isolada com pessoas bem mais jovens que eu e não to conseguindo pegar o fio da meada por favor me ajude. estatística seis classes de amplitude onde o limite inferior é da primeira classe é 15

  3. Tenho uma dúvida: se a minha amostra é não probabilística é possível fazer inferência estatística? Só se pode faezr inferência estatística se a amostra for representativa da população não é? Se não for representativa, também não podemos aplicar os testes de comparação de proporções não é?
    Obrigada

    • Olá Sofia. Agradecemos o seu contacto.

      Para apoio presencial estamos em Corroios, perto de Almada. O acesso é fácil, quer por transportes públicos, quer por carro.

      Vou enviar-lhe uma mensagem por email, para posteriores contactos. Parece-me preferível.

      Teresa

  4. Boas tardes !
    Gostaria se me pudesse facultar os dados estatísticos, sobre a afluência dos utentes ás termas de São Pedro do Sul nestes últimos 2 anos e este respetivo ano.
    Obrigado.

  5. ola, boa tarde. Eu quero fazer especialidade em estatistica, mas estou indecisa se esse curso tem saida, poderam me dizer se sim ou não? e quais as forma de trabalhar? sera se me formar nessa area tera facilidade de emprego para mim em luanda??

    • Olá Janete
      Não lhe sei responder a essa pergunta. Terá de ver, junto da universidade onde pensa tirar essa especialidade, quais as saídas profissionais.

  6. Boa tarde, eu tenho uma duvida e pesso ajuda a alguem.
    A minha duvida é a sequinte- como introduzir no programa spss respostas de perguntas abertas?

  7. Olá boa noite, estou a ter dificuldades com uma questão, já fiz pesquisa variada e extensa na net e em livros.

    Não sei se me pode ajudar, 5 minutos

    Quero saber se os jovens empregados valorizam mais, em média, o trabalho como forma de satisfação pessoal, do que os restantes jovens? E caracterizar os dois grupos em relação à valorização média do trabalho como forma de realização pessoal e saber se as diferenças são significativas.

    Tenho a variavel situação perante o trabalho com 8 casos (empregado, patrao, estudante etc…) – nominal
    A variável valorização do trabalho ( em escala de likert) – ordinal

    Será que tenho que recodificar alguma das variáveis? Quais são os passos a serem dados?

    Consigo fazer bem as análises univariadas e bivariadas, contudo não percebo bem como fazer comparação da media entre 2 grupos, especialmente neste caso concreto..

    Agradeço qualquer resposta e orientação

    Os melhores cumprimentos

    Judith

    • Tem de passar a variável ordinal a variável de escala. Para isso basta alterar no variable view.
      Terá de fazer análise de diferenças para mais de duas amostras e irá utilizar ANOVA, que utiliza o teste F.
      Nos quadros da análise terá de escolher comparações múltiplas Post-hoc.
      Este procedimento faz a comparação das categorias duas a duas para saber onde residem as diferenças. Terá depois de ler o quadro das diferenças para ver se existem diferenças. Em caso afirmativo consultará, então, o quadro das comparações múltiplas para ver entre que grupos é que residem as diferenças.

  8. Boa noite

    Estou com duvidas em relação ao calculo dos intervalos de confiança. Minha amostra é não probabilística por conveniência e eu queria saber se tem de se calcular o intervalo de confiança para uma hipóteses.
    Como gostaria ainda de saber o que significa testes de inferência?

    Melhores Cumprimentos
    Ana Margarida

    • O SPSS assume um intervalo de confiança de 95%.
      Nalgumas análises/testes é discriminado o intervalo de confiança, que pode ser de 95% ou de 99%.
      Sempre que um p value é inferior a 0,05 dizemos que existe significância estatística para um intervalo de confiança de 95%.
      Sempre que um p value é inferior a 0,01 dizemos que existe significância estatística para um intervalo de confiança de 99%

      A inferência estatística difere da simples análise descritiva. Na 2ª os dados acerca da amostra em estudo são apenas apresentados.
      A inferência estatística permite tirar conclusões acerca duma população a partir dos dados da amostra.
      Por exemplo: se a amostra em estudo é composta por idosos de idades compreendidas entre os 65 e os 89 anos, ao fazermos uma análise de diferenças podemos generalizar o resultado para a população de idosos com essa idade.

  9. Boa tarde,

    Será que me podem esclarecer uma duvida?

    Pretendo comparar varias amostras independentes (4 ou mais amostras) em termos da sua homogeneidade ou diferenças quanto (entre grupos) quanto ao sexo, escolaridade, profissão, que são variaveis qualitativas. OU seja, não posso fazer Anova, pk as vd não são quantitativas. Devo fazer crosstab, com Qui-quadrado? Ou existe outra forma mais adequada? Agradecia imenso se me puderem ajudar.

    • O tipo de variável a ser estudado é que define o tipo de teste a aplicar ou o tipo de análise.
      Refere que as variáveis são qualitativas: sexo, escolaridade, profissão. Sim, são qualitativas (embora se possa considerar a escolaridade como ordinal, dependendo das categorias). Mas estas variáveis estão a definir os grupos. Qual é a variável em que pretende comparar valores?
      Se essa variável em que pretende comparar os valores for de escala então deve fazer ANOVA ou Kruskal-Wallis.

  10. Boa tarde,

    Eu criei um questionário através do google e ele dá-me as respostas em excel, com tabelas para cada questão e inclui as respostas dadas ao questionário. Agora queria passar do excel para o spss mas não estou a conseguir…será possível explicar-me como faço?

    Agradecida

    • A partir do SPSS, em File/Open, selecionar Data. Na nova janela procurar o ficheiro que pretende abrir. Não esquecer que, em “Files of type” tem de alterar a extensão para excel (.xls).

  11. Bom dia.
    Gostaria de uma ajuda para a seguinte questão:
    Pretendo correlacionar duas variáveis:
    – idade (anos) x densidade óssea.
    Classificação de densidades: D5 (menor), D4, D3, D2, D1 (maior).
    Não estou conseguindo atribuir valores para a variável densidade a fim de gerar a correlação linear de Pearson.
    Acredito que uma solução seria atribuir valores como: D5 = 1, D4=2, D3=3, D2=4 e D1=5.
    Como atribuir estes valores?
    Obrigado!

  12. Bom dia,

    Seria possível esclarecer a seguinte dúvida: pretendo seleccionar um conjunto de respostas que obtiveram uma percentagem >=75%, com o objectivo de depois trabalhar unicamente nessas variáveis. Como fazer isso no spss?

    Cumprimentos,

    • Em Data/Select Cases no quadrado Select escolher If Condition is Satisfied, carregar em IF. É aberta uma nova janela onde deve selecionar a variável e, usando o teclado virtual, escrever <=75. Serão selecionados os inquiridos cuja resposta nessa variável seja igual ou acima de 75%. Não sei se será esta a sua dúvida.

    • Pode apagar colunas no ficheiro de Output, activando a tabela (carregar rapidamente com o botão esquerdo do rato em cima da tabela).
      Seleccione todos os valores duma coluna e apague-os. A coluna desaparece.

      Outra hipótese será apagar as colunas no word, depois de copiar colar a tabela.

  13. Boa Noite, estou com uma dúvida e serei muito agradecido se ajudarem-me.
    Tenho dados pré e pós uma intervenção, contudo trata-se somente de um número exato. Como número de mortes antes e após uma intervenção, que podem ser afetadas, por exemplo, pelo número de habitantes no período, que também trata-se de um número somente. Quais testes realizar para avaliar a eficácia da intervenção e se há relação com um aumento ou diminuição do número de habitantes.

    • Se percebi bem, pretende saber se o número de mortes está ligado à ineficácia da intervenção. Ou seja, comparar o número de mortes em pessoas antes e depois do intervenção? Se forem as mesmas pessoas primeiro terá de fazer um Analyze/Compare Means/Paired Samples t-test. A comparação posterior a fazer não passa pela estatística.

  14. Olá, Teresa!

    Recebi um trabalho de estatítica para ser feito no programa spss, o que ja fiz , mas após isso pede-se que se faça um relatório descrevendo os resultados e que no fim se decreva as principais conclusões, o maior problema é que eu não faço ideia como fazer esse relatório ou o que devo ter em conta ao elaborar-lo.
    será que me podera ajudar?

    os meus cumprimentos!!

    • Para elaborar um relatório das análises estatísticas, em primeiro lugar devem ser apresentadas as frequências das variáveis. Seguir a ordem dos objectivos/pedidos.

  15. Boa tarde,
    Estou a utilizar o w de kendall como medida de effect size para o teste de friedman, mas estou com alguma dificuldade em encontrar os valores de referencia do mesmo (que permitam dividir em elevado, moderado, baixo… tal como acontece com o d de Cohen, por exemplo). Será que me poderia dizer quais sao esses valores e que referencia devo colocar nos mesmos? (tenho de colocar esta informação na metodologia do estudo que estou a desenvolver).

    Obrigada

  16. Estou com dúvidas no método de selecção de variáveis para incluir na regressão logística binária. Apenas devo incluir as variáveis que obtiveram um certo valor de significância (p<0,25) quando consideradas uma de cada vez na regressão, para além das variáveis com relevância clínica para o "outcome"? Ou devo incluir todas aquelas que considerar possíveis fatores confundidores?

    E em relação à regressão de cox, pois como só tenho 26 eventos (recidivas), apesar da amostra considerável (311), apenas devo incluir na análise multivariada aquelas obtiveram resultado significativo na análise univariada da regressão de cox?

    • Mas já fez uma regressão e pretende fazer outra com base dos resultados da primeira? Ou refere-se à seleção das variáveis para o modelo de regressão. NSe for este o caso, apenas devem ser selcioandas as variáveis consideradas nos resultados (apresentadas no quadro). As variáveis que não são significativas estão num quadro diferente-variáveis que não entram no modelo.

  17. Boa tarde

    Gostaria de saber quanto aos testes de hipoteses como se sabe quais são os mais apropriados para calcular as hipoteses de investigação?

    cumprimentos
    Maria

    • Em Analyze/Tables arraste as variáveis que pretende para o quadrado à direita, mantendo-as coladas à esquerda do quadrado. Se pretender apresentar essas variáveis por género, arraste a variável género para a linha do topo do quadrado.

    • A análise factorial procura encontrar um número de factores que agrupem as variáveis, de acordo com a correlação entre elas. Trata-se duma série de procedimentos estatísticos que só é utilizado em algumas variáveis ordinais e variáveis de escala. O KMO é um teste que permite aferir a qualidade dessas correlações.

  18. Boa tarde,

    desculpem mas tenho uma dúvida em relação ao teste que devo aplicar numa análise a um questionário para fazer tratamento dos dados com o SPSS.

    Tenho a seguinte questão:
    “Da lista apresentada a seguir indique, por favor, os cinco problemas que mais o preocupam:”

    São apresentados 13 opções, das quais os inquiridos tiveram de selecionar as 5 que mais os preocupam.

    Como resolvo isto no SPSS? Que teste devo aplicar? Que análise devo fazer?

    Obrigada!

    • Primeiro precisa definir uma variável para cada pergunta (problema) em que as categorias de resposta variam entre 1 e 5. Depois vê as frequências das respostas para saber quais os problemas mais assinalado.

  19. Bom dia. Gostaria de saber como juntar variáveis iguais. Exemplo. No meu estudo eu analisei os principais sinais iniciais da doença, e acabei colocando umas 19 variáveis, uma vez que cada paciente respondeu diversos sinais, agora preciso juntar estas variaveis para saber quais foram os principais sinais citados.

    • Pode criar 19 variáveis em que cada uma será um dos sinais. As categorias de resposta serão apenas sim e não (1 e 0). Posteriormente terá de contabilizar o número de sinais, criando uma nova variável de escala, contabilizando as 19 variáveis. Também poderá a partir das 19 variáveis criar um conjunto (set) conforme explicado aqui- http://www.dicas-spss.com/?p=318

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *