Perguntas de resposta múltipla-tabelas e gráficos

Em perguntas que permitem que o entrevistado assinale mais do que uma resposta, o tratamento dos dados obriga a algum planeamento.

Primeiro terá de se fragmentar a pergunta  em n variáveis. Sendo que n corresponde ao número de categorias de resposta. Como exemplo temos a pergunta “12- características de arquitectura” com as respostas a) cor; b) espaço; c) armários; d) luz.  Terão de ser criadas 4 variáveis que correspondem às categorias de resposta. Em cada uma delas, o nível de resposta será apenas 0=não e 1=sim.

Para criar a tabela de frequências para esta pergunta, procede-se do seguinte modo.

Em Analyze, Multiple Response Set, carregar em Define Variable Sets.

resposta multipla_1

Na janela, definir o conjunto de variáveis esolhendo as variáveis que fazem parte do conjunto e determinando apenas as respostas assinaladas com 1-Sim. Para tal, em Variables Are Coded As, escolher Dichotomies,  Counted Value, e assinalar 1 em Counted Value.

resposta multipla_2

Carregar em Add .

Para pedir as frequências do conjunto de variáveis, escolher novamente Em Analyze, Multiple Response Set e carregar em Frequencies e OK.

resposta multipla_3

Obtem-se a tabela de frequências no ficheiro de output.

Para pedir um gráfico desta tabela, será necessário activar a tabela, carregando com o botão esquerdo do rato em cima da mesma. Selecionar os dados que pretendemos ver em gráfico e, carregando no botão direito do rato, selecionar Create Graph e carregar Bar (ou outro).

resposta multipla_4

Obtém-se o gráfico no ficheiro de output.

resposta multipla_5

 

27 thoughts on “Perguntas de resposta múltipla-tabelas e gráficos

  1. Helena

    Olá! Estou com algumas dúvidas sobre questões de múltipla escolha, eu não estou conseguindo entender como faço para ter varias respostas em apenas uma pergunta. Tenho que fazer para cada resposta uma linha com todas as variáveis?
    Agradeço desde já!

    Reply
  2. Rodrigo Martins

    Bom dia,

    Para fazer um trabalho de faculdade, construi um questionário em Google docs. Tinha algumas questões em SPSS nas quais o programa automaticamente agregou as respostas do individuo. Ou seja, indica todos os indivíduos que responderam “cultura” depois todos os que responderam “cultura e desporto” , ” cultura, desporto, Lazer” . Como faço para desembrulhar o string ? Ou seja, para saber quantos ao todo responderam “cultura” uma das suas respostas , “desporto” etc…. tudo separado.. Obrigado

    Reply
    1. Teresa Post author

      Vai ter de criar as variáveis necessárias para cobrir todas as áreas/categorias de resposta.
      Aconselho-o a criar essas variáveis logo a seguir à primeira variáveil string. Depois terá de assinalar a resposta de cada indivíduo.
      Leia o artigo- http://www.dicas-spss.com/?p=318

      Reply
  3. Guilherme

    Olá, bom dia!
    Gostaria de saber se é possível fazer testes estatísticos com estas variáveis de respostas múltiplas.
    Por exemplo, é possível realizar um teste de independência (ex. chi-quadrado) entre uma variável de resposta múltipla e outra variável qualitativa dicotômica?
    Desde já, obrigado!

    Reply
    1. Teresa Post author

      A pergunta de resposta múltipla tem de ser desdobrada em várias variáveis resposta.
      Pode fazer o teste do Qui-quadrado… será um teste para cada uma das variáveis.

      Reply
  4. Laura Morais

    Boa tarde, antes de mais muitos parabéns pelo vosso projecto.

    Tenho uma dúvida, estou a tentar construir um gráfico no spss mas não estou a conseguir.
    Na mesma base de dados tenho dois grupos, o de estudo e o controlo, e queria apenas um gráfico onde fosse possível comparar a média e desvio padrão de de uma variável para cada um dos grupos.
    É possível fazê-lo? Se sim como?

    Reply
    1. Teresa Post author

      Obrigada Laura.

      Para a tabela: Menu-Analyze-Tables-Custom Tables. Arrasta o grupo para a linha de topo e a variável para a coluna. No botão N% Summary Statistics escolhe Mean e Standard Deviation e depois OK. No output tem a tabela feita. No entanto, há-de notar que os valores da média e desvio-padrão não têm casas decimais. Tem de editar a tabela.

      Para editar a tabela: dois toques em cima da tabela, selecciona a célula do valor e no Menu escolhe Format-Cell Properties, carrega no botão Format Value e escolhe o número de casa decimais desejadas em Decimals. E OK.

      Reply
  5. Antônia Anastacia Pacheco de Oliveira

    Olá,

    Estou tentando fazer o procedimento descrito nesta pagina mas, a aparece a seguinte mensagem:
    “SETS DEFINED HERE ARE ONLY AVAILABLE IN THE MULTIPLE RESPONSE FREQUENCIES AND CROSSTABS PROCEDURES. USE DEFINE MULTIPLE RESPONSE SETS ON THE DATA MENU FOR SETS USED ELSEWHERE”. O que estou fazendo de errado? Tentei fazer o mesmo processo pelo Data mas, também não dá certo.
    Obrigada.

    Reply
    1. Teresa Post author

      Parece que as variáveis foram definidas como “Multiple Response Set”. Então poderá executar “crosstabs” em Analyze- Multiple Response set-Croostabs.

      Reply
  6. Felipe Braga

    Olá! Seu site é absolutamente incrível!

    Tenho uma dúvida: eu criei algumas variáveis de resposta múltipla, mas a “Codificação da variável” não entrou como “Dicotomias”, e sim “Categoriais”. No entanto, não estou conseguindo obter as estatísticas descritivas (as mais básicas), tipo média, desvio, percentis. Onde consigo obter essas estatísticas para as variáveis de múltipla escolha- categorias?

    Abraços!

    Reply
    1. Teresa Post author

      Se a variável é de resposta múltipla nunca pode ser dicotomias. Só pode ser categórica ou de escala. As variáveis tipo Lickert podem assumir-se como variáveis de escala no SPSS. Tem de mudar o tipo de variável em Measure do variable view.

      Reply
      1. Felipe Braga

        Muito obrigado pela resposta, Teresa.

        Para construir a variável, eu usei o caminho: Dados-Configurar conjuntos de variáveis múltiplas- Categorias. Neste caminho, a nova variável não aparece na “Visualização da variável”, apenas nas funções “Tabelas personalizadas” e “Gráficos”.

        Para essas variáveis específicas, produzidas a partir desse caminho, é possível obter estatísticas descritivas?

        Abraços!

        Reply
  7. Beatriz

    Olá, estou a tratar os dados que obtive do google docs para o spss para a minha dissertação de mestrado, e tenho uma dúvida. Tenho algumas variáveis deste género, que posssibilitam responder a mais de uma opção, no entanto como a base já está criada o spss já tem a variável que obtem varias respostas criada, para depois eu poder transformá-las em numeric eu crio uma variável para cada resposta, mas deixo a variável original? em string? Como é que depois posso testar a variável original/o objetivo de todas as opçoes? Peço desculpa se nao me expressei bem, estou um pouco confusa com esta parte!

    Reply
  8. Joana

    Tenho uma dúvida que é, num questionário em que se faz uma questão aberta do género:

    Sugestão de melhoria num restaurante
    –> um cliente responde : redução dos preços;
    –> outro cliente responde: alterações na decoração
    –> outro: redução dos preços e alteração da decoração

    Supondo que :
    A – redução dos preços
    B – alterar a decoração
    C – Redução dos preços e alterações na decoração

    Como insiro a opção C?
    URGENTE 🙁

    Reply
  9. Margarida

    Boa tarde,

    em relação às questões de múltipla resposta, criei as várias variáveis da resposta, mas ao criar a “Frequência”, aparece uma tabela em que todos os casos estão omissos e nenhum válido.

    Porquê isto acontece?

    Obrigada desde já!

    Reply
    1. Teresa Post author

      A variável (digamos x) vai ser desdobrada e vão ser criadas as várias variáveis x1, x2, x3…..
      A variável x1 vai ter duas categorias de resposta: 1-sim e 2-não (ou 1-assinalou/2-não assinalou). Nos casos em que na variável x se assinalou x1 terá de ter carregado na base de dados o 1. Quando pedir as frequências terá de ter n casos e a percentagem respectiva.

      Reply
  10. Paulo Cesar Greenhalgh de Cerqueira Lima

    Boa tarde,
    Criada uma variável “$MR” , e feita uma tabela de frequências, por exemplo, como se pode manter essa variável Multiple Responses no programa APÓS desligar o computador, de modo a usá-la no próximo login?
    Obrigado!

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *