Testes de diferenças entre médias


Em estudos de mercado, quer seja no desenvolvimento dum produto, quer seja  na escolha dum público-alvo duma campanha de marketing, pode interessar-nos saber se existem diferenças entre homens e mulheres na aquisição do nosso produto. Para tal, teremos de comparar a aquisição do produto por parte de homens e de mulheres.

Neste caso, temos uma variável que podemos chamar “Aquisição”  e que nos diz qual o valor despendido, no nosso produto, pelo inquirido. Na amostra teremos respostas de homens e mulheres. O que precisamos fazer, de seguida, é comparar o valor médio amostral da variável “Aquisição”, quer no grupo de homens, quer no grupo de mulheres.

A “Aquisição” é uma variável de razão: compreende valores semanais gastos no nosso produto que oscilam entre zero euros e 10 euros. Neste caso utiliza-se o teste t para duas amostras independentes.  Os comandos são os que se seguem na figura abaixo.

testet1

Abre-se, de seguida, uma janela exemplificada na imagem em baixo. No campo Test Variable coloca-se a variável em que pretendemos analisar as diferenças e no campo Group Variable deve colocar-se a variável que identifica os grupos em teste. Neste caso o género é a variável grupo que pretendemos analisar. Devendo ser definidos os grupos em teste, carrega-se no botão Define Groups, que abre uma nova janela onde se define o grupo 1 com 0 (masculino)  e o grupo 2 com 1  (feminino), de acordo com a codificação anterior da variável na base de dados.

testet-2

O output do teste é apresentado na imagem abaixo. Na primeira tabela são apresentados os casos do grupo masculino e do grupo feminino, o valor médio despendido no nosso produto  nos grupos masculino e feminino e os respectivos valores de desvio padrão.

Na segunda tabela, são apresentados os valores do teste de Levene e do teste t. O teste de Levene permite-nos averiguar da homogeneidade das variâncias. Neste caso, conclui-se que as variâncias são diferentes nos dois grupos, uma vez que a significância associada ao teste é inferior a 0,05. Uma vez que não se assume a homogeneidade das variâncias, optamos por utilizar os valores do teste t de Equal variances not assumed. Os resultados indicam que não existem diferenças entre homens e mulheres no valor semanal despendido no nosso produto. O teste não mostrou diferenças estatisticamente significativas para um intervalo de 95% de confiança (a significância associada ao teste t foi superior a 0,05).

testet-3

Nota: para uma escolha mais criteriosa do teste a aplicar deve proceder-se à análise da distribuição das variáveis em estudo.


227 comentários a “Testes de diferenças entre médias”

  1. Boa tarde,
    Antes demais gostava de felicitar pelo vosso site, pois encontra-se informação bastante útil e, mais importante, de forma clara e simplificada. Gostava de colocar uma questão, que tem sido antes demais a minha ” pedra no sapato” na tese. A minha amostra é grande: acima dos 2000 inquiridos, e o meu orientador achou que se adequava ao estudo o t teste. O problema, é que toda a bibliografia sugere o t-teste para amostras pequenas ( n=<30) e com uma distribuição normal. O que não é o caso do meu estudo, pois além de ser uma amostra enorme, a distribuição também não é normal ( teste Kolmogorov- Sminorv). Como posso justificar estatisticamente e bibliograficamente a aplicação do t-teste nesta situação? sei que há bibliografia que o sustenta, mas está a ser difícil, bastante, encontrar.
    Obrigada.

    • Olá Teresa, Parabéns pela didática e grato por disponibilizar seu conhecimento. Tenho uma dúvida:
      Estou querendo analisar a relação que existem entre duas variáveis ordinais.
      Os dados são retirados de duas escala Likert.
      Eu li que não se pode tirar média de escalas Likert. Como devo verificar se existem relações entre essas duas variáveis?
      Qual o teste não paramétrico que substitui o Coeficiente de correlação?
      Abraço!

      • André, uma escala Lickert pode ser uma medida escalar se os intervalos entre os valores forem exactamente iguais. Ou seja, a distância de valor entre 4 e 5 é igual à distância de valor entre o 3 e o 4.
        A alternativa não paramétrica ao coef. correlação de Pearson é o coef. de correlação de Spearman

  2. Obrigada. É sempre bom receber um feedback dos leitores.

    Quanto à sua questão, terá muito provavelmente de utilizar um teste para dados não paramétricos. Neste caso, em vez do teste t de Studente utiliza o teste de Mann-Whitney.

  3. Boa tarde,

    Gostaria de colocar uma questão:

    Que teste devo utilizar para verificar se existem diferenças significativas entre géneros, dentro de uma mesma amostra e entre duas amostras (ex: verificar se as mulheres obtiveram melhores resultados do que os homens num teste de resistência muscular após x semanas de aplicação de um programa de treino).

    Agradeço desde já toda a atenção que possam dar.

    Ctos

    • Olá Ricardo.
      1-Para a mesma amostra será um teste de diferenças de médias para duas amostras independentes.
      2-Para analisar se há diferenças numa mesma amostra entre valores antes do programa e valores depois do programa devará fazer uma análise de diferenças de médias para amostras emparelhadas.

      Os testes a aplicar dependem das variáveis envolvidas nas análises serem paramétricas ou não paramétricas.
      O teste t de Student para amostras independentes ou a alternativa não paramétrica o teste de Mann Whitney, para o caso 1.
      O teste t de Student para amostras emparelhadas ou a alternativa não paramétrica o teste de Wilcoxon, para o caso 2.

    • Sim, o SPSS assume por defeito um nível de confiança a 95%. No entanto, nos casos das correlações, acontece aparecer níveis de significância de níveis de confiança mais elevados.

  4. Está alguém aqui? Tenho uma dúvida. Tenho um problema de SPSS que me parece simples.. Mas que não sei bem o teste certo que aplicar, estou na dúvida. O problema é o seguinte: temos uma amostra de 336 individuos, em que x são do género masculino e outros x são do género masculino. A estes indiv foi-lhe feita uma questão, em que x responderam sim e outros x responderam não. O exercício quer saber se existe relação entre o género ou resposta.. Será que o género influência a resposta? Qual o teste a usar? Teste T para uma amostra?

  5. Muito obrigada,

    Entrei para esclarecer uma dúvida, mas as respostas já estavam apresentadas aos demais colegas.

    Cordialmente,

    Marcela da Paz

  6. Questionamentos:
    1. Tenho uma amostra com dois grupos. Um deles obedece a distribuição normal e o outro não. Os dados são quantitativos. Devo usar um teste não-paramétrico para compará-los?
    2. Qual é o n mínimo para se usar o test T?
    obrigada

    • 1.Quando os dados não seguem uma distribuição normal deve aplicar um teste não-paramétrico.
      2.De acordo com Pestana e Gageiro (2003), se a amostra for menor ou igual a 30, os testes t exigem a verificação da normalidade (página 252). Daqui se conclui que, se a amostra for superior a 30, não há necessidade da verificação da normalidade.

      • E se a amostra for maior que 30? Se for um grande número, por que não é exigido o teste de normalidade pelo teste t? Será por que vira uma amostra paramétrica? Se virar uma amostra paramétrica eu assumo que as médias da amostra e da população são iguais? então porque fazer o teste t de uma amostra?

        • Pois com n superior a 30, a distribuição das médias amostrais seguirá uma distribuição normal, independentemente da distribuição de origem da variável em análise. Isso é demostrado pelo Teorema do limite central, ao estudar o conteúdo de Distribuição Amostral.

  7. Bom dia!

    Primeiro gostaria de felicitar o site pela pertinência do tema e simplicidade com que apresentam as dicas.

    Gostaria de esclarecer uma dúvida que tenho. Numa amostra de 240 indivíduos (um único grupo) pretendo comparar se há diferenças estatisticamente significativas entre o preço que os sujeitos estão dispostos a pagar por um produto e por outro. Nesse caso devo usar o one sample t-test e está dispensado o teste da normalidade?

  8. Boa tarde!!
    Paranbéns pelo site!! Adorei!!
    Minha dúvida é:
    Se a amostra for maior que 30 não é preciso fazer teste de normalidade??
    Eu tenho 2 grupos de 40 pessoas para serem comparados qto a valores de glicemia. Fiz o teste de normalidade de shapiro-wilk e a amostra foi não normal. Aí fiz o mann whitney para compará-los. Está errado? deveria ter feito teste t?

    • Não está errado.
      Esta questão é muito debatida por estatísticos.
      Se optar por analisar a normalidade da distribuição e usar um teste não-paramétrico está a agir correctamente.
      Se optar por usar um teste paramétrico, tendo mais de 30 casos em cada grupo, tem de basear a sua decisão nalgum autor que diga que isso é posível e não altera em nada os resultados.

  9. Teresa, tenho mais 2 dúvidas:
    1) Quando a análise de variância dá diferença estatística, eu devo usar o teste Mann Whitney ou o teste t com correção de Welch?

    2) O post hoc para ANOVA de 1 via pode ser o bonferroni? E o post hoc para Kruskal Wallis pode ser o Dunn??

    Obrigada!!

  10. Olá, primeiro parabéns pela publicação. Tenho algumas dúvidas: Se eu vou comparar meus dados com uma amostra já publicada devo usar o teste t ou o teste z? Por que? E Se eu vou comparar meus dados com uma amostra cujos dados eu mesmo coletei devo usar o teste t ou o teste z? Por que?

    • Obrigada.
      Os seus resultados apenas podem ser comparados com os resultados de outros estudos sem recurso a testes estatísticos.
      Quanto à escolha do teste t, apenas é usado quando compara dois grupos da sua amostra.
      O teste Z serve para testar a igualdade entre uma média conhecida (numa população) e uma média calculada pelo pesquisador (numa amostra).

  11. Boa tarde,
    muitos parabéns pela capacidade em tornar simples as explicações acerca deste tortuoso caminho que se denomina análise estatística com recurso a SPSS 😛
    Tenho uma dúvida que me está a bloquear a algum tempo. então é assim, eu tenho dois subgrupos, um com 25 sujeitos e um com 19 sujeitos. Fiz as análises acerca da normalidade das distribuições e apenas uma das variáveis parece ser paramétrica. Assim, no cálculo das diferenças estatisticamente significativas, utilizei o t-test para a variável paramétrica e o U de Mann Whitney para as variáveis não paramétricas. Está correto?
    Por outro lado, agora preciso de analisar as diferenças est. significativas entre ambos os subgrupos e um conjunto de 14 variáveis. Destas 14, apenas 5 seguem uma distribuição normal. Como as variáveis fazem parte de um teste (ou seja medem o mesmo construto), devo fazer como fiz anteriormente: t-student para as amostras paramétricas e U de Mann-Whitney para amostras não paramétricas?
    Obrigada desde já

    • O seu procedimento está correcto. Independentemente de fazer ou não parte do mesmo construto, os testes a utilizar para cada variável deve contemplar se a variável é ou não paramétrica.

  12. Boa noite Teresa, antes de qualquer coisa, gostaria de parabeniza-la pelo site e pela iniciativa de disponibilizar informações de uma forma tão didática e acessível a todos. Parabens e muito obrigada!
    Ingressei no mundo acadêmico a pouco tempo e ainda não fiz as disciplinas de estatística, porém preciso apresentar meu pre projeto de mestrado. Preciso comparar os dados de vazão de dois anos 2008 e 2012 e não sei qual analise estatística usar para demonstrar se existe diferença estatística entre entre os resultados. Seria o teste T?
    Outra questão, tenho dados de cobertura de vegetação e preciso relaciona-los com os dados de diâmetro de substrato, rugosidade do canal, profundidade e etc. Qual análise deve utilizar? Anova one way? Componente Principal?

    Desde já, muitissimo obrigada.

    • Obrigada pelo elogio, Carolina.
      Para poder prestar um melhor apoio é importante que sejam referidos os tipos de variáveis (nominal, ordinal, escala) em que têm dúvidas e o número de categorias de resposta. Sem essa informação não poderei aconselhar qualquer teste, já que depende sempre do tipo de variável.

  13. Boa noite,

    Gostaria de uma orientação, estou fazendo um trabalho de conclusão de curso, e o meu trabalho avalia 90 cones de 3 marcas diferentes, onde vou avaliar 3 diâmetros diferentes de cada um desses cones. Posso fazer pelo teste-t?

    Obrigada e adorei seu site 😉

  14. Bom dia,
    Tenho 5 amostras diferentes ( control, test A, test B, test C e test D) e cada uma com um n=7 . Posso usar o teste ANOVA para comparação entre grupos mesmo tento um n pequeno ? Todos os grupos apresentam distribuição normal. Abrçs.

    • O poder do teste depende do tamanho da amostra, da variância e do nível de significância. Ou seja, em amostras pequenas é bem possível qeu não se observem diferenças estatísticas quando elas existem.
      O poder diminui à medida que aumenta a variância; diminui com a diminuição do nível de significância (alpha); e aumenta com o aumento do N.

  15. Cara Teresa,

    Precisava de uma luz.. 🙂 Que tipo de análise se poderá fazer (para além de análises de frequências e descritivas), com questionários de avaliação da satisfação de um evento (avaliado numa escala de Likert, 1 até 5), em que de dados demográficos possuímos género, ano de escolaridade e turma?

    Muito obrigada pela ajuda 🙂

    • As análises dependem sempre dos objectivos duma investigação que, por outro lado, surgem de questões teóricas levantadas pelo investigador.
      No entanto, olhando para as variáveis que me apresenta, algumas questões suscitam interesse. Por exemplo, existem diferenças no grau de satisfação entre género? E entre anos de escolaridade? A comparação da satisfação nas várias turmas dum determinado ano pode interessar.

  16. Obrigada pela resposta Cara Teresa.
    Sendo assim, T-test para dois grupos independentes (género) e ANOVA para três grupos (anos de escolaridade), correto? E para a comparação entre as diferentes turmas?

    Outra questão que me surge é no próximo ano letivo, a comparação das mesmas variáveis com os resultados obtidos este ano. Que tipo de teste poderei fazer?

    Obrigada pela ajuda!

  17. Boa noite,
    Surgiu-me uma dúvida.
    Este teste só se pode aplicar com as médias das amostras?Ou seja, se eu quiser aplicar um teste que analise se houve melhorias na primeira avaliação e na segunda avaliação, mas individualmente também posso aplicá-lo?

    • Para avaliar diferenças num mesmo indivíduo utiliza-se o teste para amostras emparelhadas.
      Para medidas paramétricas aplica-se o teste t e para não-paramétricas aplica-se o teste do Sinal, o de Wilcoxon ou o Friedman.

  18. Bom dia!
    Parabéns pelo site é muito bom ! Preciso urgentemente de ajuda para escolher o teste estatistico a aplicar no meu estudo, agradecia muito se fosse possível. tenho uma amostra de 40 individuos, que responderam a 20 perguntas. Muitas das perguntas são de resposta Sim/Não, que converti em 1/0. Outras são de opções cumulativas, que também converti em números. Queria comparar os totatis de vaárias perguntas de forma a determinar se um elemento influencia outro, por exemplo, e tentei utilizar o teste mann-whithney u. Acontece que quase sistematicamente me valida a hipotese nula, devolvendo o resultado de que a distribuição é a mesma. O que estarei a fazer de errado: será a forma como defini as variáveis ou o teste é o errado? Agradeço imenso ajuda!!!

    • O Mann-Whitney compara o centro de localização de duas amostras enquanto o teste t compara as médias.
      A H0 afirma que as duas populações são iguais em tendência central. Ou seja, afirma que não existem diferenças.Caso a significância associada ao M-W seja superior a 0,05 aceita-se a H0 e concluímos que não existem diferenças.

      Este tipo de análise não permite saber se uma amostra “influencia” a outra, como pretende.

  19. Boa tarde,
    Antes de mais parabéns pelo site!
    Tenho uma duvida, tenho uma amostra de 600 indivíduos na qual quero avaliar o gap salarial entre homens e mulheres. Posso utilizar o T-teste? E se rejeitar H0 posso afirmar que não existem diferenças significativas entre o salário do grupo feminino e o salário do grupo masculino?

    Muito obrigada!

    • A H0 afirma que não existem diferenças entre homens e mulheres. Caso a significância associada ao teste t seja inferior a 0,05, rejeita a H0 e conclui que existem diferenças. Analisa os valores das médias de ambos os grupos e pode concluir que o grupo que apresenta um valor mais elevado é o que, em média, ganha mais.

      • Muito obrigada!
        Estou agora a analisar o gap salarial em grupos mais pequenos (n<30) pelo que recorri a testes não paramétricos.
        Neste caso, em alternativa ao t-student deverei optar pelo teste Mann-Whitney ou Kolmogorov-Smirnov?
        Isto porque como teste MW a sig. 0.05. Não se se hei-de rejeitar ou não rejeitar a hipótese.

        Agradeço a sua ajuda.

  20. Boa tarde! Adoro suas postagens!
    Tenho um problema e não encontro a solução. Como vou comparar 9 ciclos de fluxo sanguíneo de 140 pacientes?
    Tentei anova one way mas ele pede variável agrupamento e eu não tenho. Não quero dividir por sexo nem nada, só verificar se ha diferença entre a media dos 9 fluxos dos 140 pacientes. Que teste devo usar? Sabendo que os dados não são normais? obrigada

  21. Prezada,
    Pode-se afirmar que o teste de Mann-Withney compara medianas? Posso utilizar esse teste para amostras maiores que 30 e variáveis quantitativas?

    No caso em que a distribuição não é normal, recomenda-se apresentar em mediana e utilizar o teste de mann, confere?

    abraço

    • O teste compara a ordem dos valores da variável. Não se pode dizer que compara medianas.
      Não se deve apresentar as medianas nas tabelas de apresentação. As tabelas do SPSS têm um valor que está a ser comparado que se chama “rank order” e é com base nesse valor que vai decidir qual o grupo que apresenta valor mais elevado.

  22. Boa tarde,
    Parabéns pelo site. Se fosse possivel gostaria que esclarece uma duvida. Tenho um estudo com n=18, e dois grupos experimentais com 9 elementos cada um. Para verificar a significância dos resultados posso utilizar o teste Mann Whitney?

    Obrigada!

  23. É possível fazer uma análise ANOVA que não tenha uma distribuição normal e cujos dados não sigam a homogeneidade?

    O que significa os resíduos? Como se identificam?

  24. Olá! Muito obrigada pelo site, é uma ferramenta muito boa para quem anda perdido com a estatística!!

    Venho vos pedir ajuda para algumas questões:
    o n=68 (36 gastro e 32 endocrino) a ideia é saber se há diferenças nas médias das várias variáveis, de acordo com a doença.

    1) após fazer o teste de M-W, o valor de p obtido na sig para duas extremidades foi de 0,050. já o p da sig exata foi de 0,098. O que se faz neste caso, em relação à H0, uma vez que o valor de p não é maior nem menor do que 0,05? aqui o teste foi aplicado apenas aos diabéticos, para saber se a lavagem dos dentes (ordinal) varia em função do controlo metabólico (nominal – variável que define os grupos).

    2) Outra questão, só para confirmar se estou a fazer bem a análise. estou a usar apenas testes não paramétricos. Tenho dois grupos de patologias e não foram encontradas diferenças entre elas, relativamente às variáveis em estudo.
    Decidimos ver se havia diferenças dentro de cada patologia, associadas a características próprias de cada uma: por exemplo, entre os diabéticos (select cases=diabeticos), saber se o grau de controlo metabólico (ordinal) tem influência em uma serie de variáveis de escala (likert) ou noutras nominais ou ordinais. Como são dois grupos (controlo/descontrolo) usei o M-W para todas as variáveis (e o K-S quando sao 3 grupos), independentemente de serem escala, ordinais ou nominais. Está certo?

    3) Em que situações posso usar o chi-quadrado (crosstabs), que tipo de variáveis podem ser cruzadas?

    4) Quando se viola os pressupostos do chi-quadrado e não há valor para o teste de Fisher nem é possível recodificar as variáveis, o calculo não é mais possível, justificando com o incumprimento dos pressupostos, ou há alguma alternativa?

    Desde já agradeço a vossa ajuda!

    • 1) Procure a Asymp. Sig, (2 tailed). Abre a tabela do teste (carregando 2 vezes sobre ela). Coloca o cursor no valor da sig e são mostradas todas as casas decimais. Se for menor que 0,05 é significativo. Ou seja, existem diferenças.

      2)Os testes não paramétricos usam-se em variáveis que não seguem a distribuição normal. Trata-se de testes menos potentes do que os testes paramétricos. Ou seja, podem não encontrar diferenças quando elas existem. Para as variáveis de escala deve primeiro analisar se elas seguem a distr. normal para escolher o tipo de teste que deve aplicar.

      3) O Qui-quadrado é usado quando se compara uma variável nominal com outra nominal, independentemente do nº de categorias de cada uma.

      4) A alternativa é comparar apenas as categorias que apresentam frequência não inferior a 5 unidades. Normalmente executa-se o qui-quadrado e analisa-se se existem células com menos de 5 unidades. Executa-se novamente o qui-quadrado sem essas categorias. Por ex., na variável situação profissional, se tiver apenas duas pessoas na categoria desempregada deve apenas comparar as restantes categorias.

  25. Boa tarde, tenho a a seguinte duvida: para uma amostra acima de 100 indivíduos com uma variável de custos para 3 anos e estando divididos em 3 e mais tarde 6 categorias qual o teste mais adequado para verificar se os custos são diferentes nas diversas categorias?
    Muito Obrigada!

  26. Olá, tenho uma duvida. Como calcular a homocedasticidade das variáveis quando se tem 3 grupos diferentes? Por exemplo, a aferição de pressão arterial em um momento inicial, 2 minutos apos o uso de uma medicamento e 15 dias após o uso ? São 39indivíduos no estudo. Neste caso não é necessario fazer o teste de normalidade por se tratar de amostras com n>30, correto ? Obrigado.

    • Trata-se da comparação de um sujeito em 3 momentos de avaliação da pressão arterial. Como tal, é uma comparação para amostras emparelhadas em que não se assume que as variâncias sejam iguais. Não precisa de analisar a homocedasticidade.

  27. Terá de selecionar apenas os casos que apresentarem um valor acima de X (que será o valor de corte) na variável escolhida.
    Para isso escolhe DATA no menu e depois seleciona SELECT CASES. Na nova janela tem de escolher a variável e colocar o valor de corte. O SPSS seleciona apenas os respondentes que tenham apresentado um valor igual ou superior ao valor de corte, dependendo da fórmula que escrever.

  28. Bom dia, tenho a seguinte dúvida: disponho de análises químicas em 6 tratamentos com diferentes fertilizações, com 3 datas de recolha. Qual o melhor teste a usar para ver se existem diferenças significativas entre os tratamentos?

  29. Bom dia, estou a fazer um estudo sobre a hidratação, e tenho os valores iniciais dos participantes e os valores obtidos no final. Qual o melhor teste a usar? A amostra são 60 participantes. Desde já obrigada!

  30. Olá. Realizei uma análise fatorial em perguntas de escalas de lickert, resultando em 3 fatores. Agora quero comparar esses fatores entre a variavel binomial homens e mulheres. Que teste devo aplicar?

  31. Boa tarde,
    Fiz uma análise fatorial relativamente a motivos de compra com as variáveis organizadas em escalas de likert .
    A analise produziu 3 fatores. Agora pretendo analisar cada um desses fatores para testar a hipótese que quem compra mais postais atribui maior valor a cada um desses fatores comparado com quem não compra. Posso recodificar a as variáveis, juntando-as de acordo com os fatores e calcular a media para cada caso e depois fazer análise da anova para comparar médias?

    Desde já o meu obrigado.

  32. Boa tarde

    Como devo interpretar o valor de U do teste de Mann Whitney?
    Na minha análise, este valor assume grandezas elevadas, como por exemplo 1985,000 ou 3100,000.

    O p é sempre < 0,05, mas como devo interpretar estes resultados?

    • Se a significância associada ao teste, dada pelo valor de p, é < ou = a 0,05 é porque existem diferenças significativas entre os grupos.

  33. Bom dia!
    Antes de mais gosto muito da forma como explica os passos dos testes.

    Estou a comparar o pré e o pós teste de uma intervenção. Verifiquei que tanto os resultados do pré como do pós-teste eram equivalentes no grupo de controlo e no grupo de experimental. No entanto, quando comparo o pré e o pós-teste apenas do grupo de controlo, encontro diferenças estatisticamente significativas. Fiquei confusa com isto porque se são equivalentes no pós-teste como é que obtenho estes resultados no grupo de controlo ? Deve-se a pequenas diferenças ?

    • Quando comparou o o pré-teste ou o pós-teste do grupo de controlo (GC) com o pré-teste do grupo experimental (GE), não havia diferenças. O que comparou foram os valores médios de cada grupo.
      Quando compara o pré-teste com o pós-teste dentro de cada grupo, o SPSS compara o indivíduo 1 em ambos os momentos (antes e depois). De seguida compara o indivíduo 2 em ambos os momentos e assim sucessivamente.
      Os 2 tipos de análise são diferentes.: o primeiro é uma análise de diferenças entre grupos diferentes (amostras independentes) e o segundo tipo de análise é uma análise de diferentes para amostras emparelhadas (as mesmas pessoas em momentos diferentes)

  34. Olá tudo bem?

    Estou insegura sobre qual teste é o mais adequado para provar meu objetivo num trabalho de conclusão de curso.
    –> O objetivo principal da pequisa é: avaliar a importância da disfunção renal (DR)/insuficiência renal (IR) na ocorrência de óbitos em pacientes com SCA.
    Sobre disfunção renal eu as classifiquei em tres classes, conforme clearence de creatinina; quanto aos obitos eu tenho as informaçoes de sexo e idade.
    –> A hipotese da pesquisa é: A concomitância entre SCA e disfunção renal está associada com o progressivo incremento de índices de eventos letais. No entanto, parte-se da premissa de que essas duas condições não estão associadas com o incremento significativo da mortalidade.
    Assim a hipotese nula é que não há relação entre uma disfunção renal com obito, e a hipotese alternativa é que há relaçao. Parttindo desse entendimento eu concluo que tenha que rejeitar que a hipotese nula é verdadeira para que assim ocorra o erro tipo I e portanto ter um nivel de significancia de 5%.
    Utilizei o test t student para media com o objetico de verificar se a media do clearence da amostra que foi a obito coincide com o dito nas literaturas, foi utilizado corretamente? Para verificar se a media do clearence da populção que foi a obito é igual ou nao a da população que nao foi eu pensei em fazer o test t student de duas amostras independentes, confere? e por ultimo como prova final pensei em fazer o teste de correlaçao de peason e assim quantificar o grau de relacionamento linear entre as variaveis…
    Poderia me orientar se estou correta?
    meu n total é de 635, e de pacinetes que foram a obito é de 20.
    Muito obrigada,
    Maria Eduarda

    • Se o que pretende é analisar a relação entre variáveis talvez seja mais pertinente utilizar a análise de correlação. Está correcto se usar o coeficiente de correlação de Pearson.

      Para comparar os valores médios do clearence da sua amostra com os valores médios encontrados na revisão bibliográfica não pode realizar qualquer análise no SPSS, apenas pela observação entre ambas as médias. Ou seja, não pode usar teste t.

      Para comparar o clearence do grupo de óbito com o outro grupo está correcto usar o teste t para amostras independentes já que os dois grupos são independentes.

      Quer se trate de análise de diferenças ou de correlação, deve primeiro analisar a distribuição das variáveis para saber se deve usar testes paramétricos ou não paramétricos. Consulte o artigo http://www.dicas-spss.com/?cat=32

  35. Estou testando a resistência de 2 materiais em duas condições (com e sem fadiga). Eles estão divididos então em 4 grupos com 10 amostras em cada (Total 40)

    Grupo1: material X sem fadiga
    Grupo2: material Y sem fadiga
    Grupo3: material X com fadiga
    Grupo4: material Y com fadiga

    Minha dúvida é se executo 4 testes t independentes (1×2, 1×3, 2×4, 3×4 ) ou se executo Anova com tukey. A comparação 2×3 não me interessa pois teriam 2 variáveis sendo analisadas (o material e ter ou não fadiga). Fiz os dois testes e o problema é que no teste t 2×4 da diferença estatística, mas com Anova + tukey não dá… :S

    As amostras deram normais no teste de shapiro-wilk. E no levene todas as variâncias são homonegenas, exceto quando fiz 3×4.

    Dúvida crual, alguem me socorra.

    • Quando compara o mesmo material com e sem fadiga tem de usar o teste t para amostras emparelhadas (faz 2 testes 1X3 e 2X4).
      Quando compara o material X com o material Y, usa teste t para amostras independentes (faz 2 testes 1X2 e 2X3).

  36. Antes de mais muitos parabéns pelo site. Tenho uma dúvida relativamente a qual teste t devo aplicar. Tenho uma série cronológica (índice PSI 20 por exemplo) e preciso de testar a media do retorno entre dois periodos diferentes (por ex de 1990 a 2000 e de 2000 a 2010). Nesse casso devo optar pelo teste t independente ou pelo teste t de pares?

    Obrigada

  37. Boa noite!! Parabéns pelo site!! Eu queria saber qual teste eu posso utilizar para comparar uma amostra paramétrica com uma não paramétrica, por exemplo quero comparar o desempenho cognitivo com o nível de independência funcional, mas a distribuição de um é paramétrica e a outra não, devo usar nesse caso o teste t de amostras independentes ou o de Mann Whitney? Muito obrigada!!

    • A questão da distribuição só se coloca em variáveis de escala.
      Se a variável de escala é paramétrica (se a significância do teste de Kolmogorov-Smirnov é maior ou igual a 0,05) usa o teste t. Se a variável de escala não é paramétrica (significância for inferior a 0,05) então utiliza o teste de Mann-Whitney.

  38. Boa noite, estou a realizar um trabalho académico e no guiao È pedido para realizar os testes adequados para verificar se existem diferenças entre grupos. Tenho que cruzar uma variável ordinal com outras variáveis ordinais e nominais….. Depois de tanto ler fiquei confusa em relação ao tipo de teste a utilizar..pelo que percebi teria que ser um teste não-paramétrico, correto?. Se fosse possível esclarecer-me agradecia. Muito obrigado.

      • Dos testes não paramétricos na sua opinião qual seria o mais adequado para verificar as diferenças entre grupos?
        Agradeço a ajuda. Obrigado

        • Depende. Pode utilizar o teste do Qui-quadrado para medir a associação entre variáveis (nominal com nominal OU nominal com ordinal).
          Pode aplicar o Mann-Whitney para comparar 2 amostras independentes ou o Kruskal-Wallis para mais de 2 amostras independentes.

          • Obrigado.
            Só mais uma questão, após a análise fatorial criei mais 3 variáveis com base nas componentes retidas, essas variáveis ficam automaticamente definidas como sendo de escala. Que testes posso usar para saber se existem diferenças dentre os grupos, ou seja, entre essas variáveis criadas de escala e outras variáveis de tipo ordinal e nominal.

            Agradeço a atenção dispensada

    • Pretende analisar se o comprimento ou o peso são diferentes em pessoas do sexo masculino e do feminino.
      Trata-se duma análise de diferenças para amostras independentes.

  39. Muito boa noite.

    Estou a fazer um estudo em que as variáveis dependentes são qualitativas (notas de disciplinas), sendo a amostra constituída por 1600 alunos. Após analise da amostra verifiquei que nenhuma das variáveis dependentes tem uma distribuição normal. Tendo em conta que a amostra é grande, será que posso usar os testes paramétricos apesar de não existir normalidade?

    Grato pela atenção

  40. Bom dia;
    Imagine que estou a testar se a média das idades dos inquiridos do sexo feminino é significativamente diferente da média de idades dos inquiridos do sexo masculino.
    Para usarmos um teste paramétrico, os dois grupos (inquiridos do sexo feminino e inquiridos do masculino) têm de ter mais de 30 elementos cada um ou a soma dos dois grupos é que tem de ter mais de 30 elementos?

    • Para amostras (cada grupo) menores que 30 deve analisar se têm distribuição normal.
      Em caso de terem distribuição normal aplica o teste t. Caso contrário, aplica o teste de Mann-Whitney.

      • Muito Obrigado pela resposta!
        So mais uma pequena duvida sobre as condições da realização da ANOVA.
        Para fazer o teste da ANOVA as amostras têm de ter obrigatoriamente mais de 30 elementos e distribuição normal, ou só precisamos de garantir (com o teste K-S) se as amostras seguem distribuição normal?
        Pelo que li a ANOVA não se deve aplicar a amostras de pequena dimensão.

        Cumprimentos

        • Os pressupostos que têm de estar garantidos para a ANOVA são:
          -As observações dentro de cada grupo têm distribuição normal;
          – As observações são independentes entre si;
          -As variâncias são iguais entre si.

          No entanto alguns autores consideram que a normalidade não invalida os resultados quando o n de cada grupo é elevado. Variâncias diferentes também não apresentam problema quando o n em cada grupo é igual ou semelhante. Ou seja, quando o quociente entre o n do maior grupo e o do menor é menor que 1,5.

  41. na variável sexo tenho 25 homens e 35 mulheres (total 60 indivíduos)
    Quero compara as médias das notas desses 60 alunos, por sexo.
    Faço T-student pois minha amostra de alunos >30?

  42. Felicito a autora por este site,

    Já me ajudou em muitas dúvidas, porem algumas persistem

    Utilizei o teste de correlação para duas variaveis intervalares com o teste de pearson e na tabela a nivel da significançia os valores são .000.

    Agora não sei como devo de interpretar isso ..

    Agradecida por qualquer indicação

    • Significância menor que 0,05 significa que existe correlação entre as variáveis. Pode ver no valor do Pearson se a correlação é positiva ou negativa, fraca ou forte.

      Exemplo- Analisou-se a relação da fadiga com as horas de sono e os valores são os seguintes: Pearson= -0,632; sig= 0,049. Neste caso, existe uma correlação forte positiva e significativa. Assim, a fadiga aumenta quando o número de horas de sono diminui. Ou, a fadiga diminui quando as horas de sono aumentam.

      Exemplo- Analisou-se a relação do cansaço com o número de horas de trabalho e os resultados são Pearson= 0,394 e sig.=0,001. A relação é positiva fraca e muito significativa. Ou seja, o cansaço aumenta à medida que aumentam as horas de trabalho.

  43. A partir da tabela aqui apresentada, como resolveria se fosse manualmente o teste t, para saber se as média das mulheres é igual à dos homens com os dados da tabela?

  44. Bom dia, como vejo que ajuda muita gente. Pode ajudar-me a mim também?
    A minha minha investigação possui dois variaveis independentes, a ideologia politica que sera medido numa escala ordinal e o issue voting que sera medido da mesma forma. e temos uma vd que é o voto. e mais 3 variaveis de controlo, sexo, idade e escolaridade. qual e que acha que e o teste mais adequado?

  45. Bom dia,

    Faço uma pesquisa anual sobre satisfação com portadores de cartões de crédito. Consigo comparar (teste estatístico) as médias de satisfação entre todos os emissores avaliados? Por exemplo, para determinado atributo avaliado em uma escala de satisfação de 0 a 10 ou 1 a 6, avaliar a diferença estatística entre todos eles?
    A amostra geral do estudo é de 12.100 entrevistas mas, em função de mkt share, alguns emissores aparecem com 3 mil casos, outros com 150.

    Qual a ferramenta mais apropriada e menu?

    Muito Obrigado

  46. Bom dia Teresa, parabéns pelo site.
    Estou com uma dúvida, fiz no meu mestrado uma treinamento para verificar a taxa de pneumonia no pré e pós treinamento. Analisamos vairáveis dos pacientes (SEXO, IDADE, GENERO, DIAGNÓSTICO, INDICE PROGNOSTICO, taxa de pneumonia) e coloquei como variáveis qualitativas e quantitativas está correto?
    Dados demográficos descritos em porcentagens para as variáveis qualitativas e mediana para as variáveis quantitativas

    Comparação variáveis entre fase I e III: Kruskal-Wallis (variáveis quantitativas) ; qui-quadrado de Pearson (variáveis qualitativas); Mann-Whitney para comparar o PRISM
    Densidade PAV e taxa utilização VM entre fase I e III calculada e comparada pelo qui-quadrado

    Fiquei na dúvida se estava correto,
    Obrigada desde já.

    • Para as variáveis quantitativas pode pedir também a média e o desvio padrão e realizar testes t, caso as variáveis tenham distribuição normal.
      Para comparar fases, o melhor é usar o teste t para amostras emparelhadas ou o Wilcoxon (v. quantitativas).

      O Kruskal Wallis é para amostras independentes não é aplicado nas comparações entre fases pré e pós treinamento. Quando compara o valor dum sujeito numa fase com o seu valor numa outra fase,trata-se de comparação de amostras emparelhadas.

      • Antes de mais parabéns pela publicação.

        Tenho algumas dúvidas, estou a comparar um parâmetro funcional respiratório entre duas doenças, ao fazer o teste da normalidade o mesmo parâmetro é normal em uma doença e em outra não, agora não sei se devo utilizar um teste paramétrico ou não paramétrico para analisar se existe diferenças estatisticamente significativas do mesmo parâmetro para as duas doenças?!

        A segunda questão é que teste utilizar para saber o que caracteriza uma doença consoante os parâmetros funcionas que já tenho.

  47. Ola,

    Estou fazendo um tcc com comparacao de resultados com relacao a terapia com ondas de choque usando questionarios numericos como o visa-a, e possuo n=10 para visa-a, n=7 para lower body functional scale…; para comparar o antes e depois eu uso o t-test pelo o spss?

    • Primeiro tem de analisar a distribuição da variável que vai comparar para saber se usa um teste paramétrico ou não paramétrico. Veja o artigo http://www.dicas-spss.com/?cat=32

      Se a variável tem distribuição normal usa o teste t para amostras emparelhadas, caso contrário usa o teste de Kruskal Wallis

  48. Antes de mais parabéns pela forma com são abordados os diferentes temas. Quanto a minha questão: gostaria de saber que teste utiliza para saber quais são os parâmetros funcionais respiratório que melhor definem uma doença ou que a caracteriza.

  49. Bom dia!

    Estou tentando calcular o valor média do rendimento anual de um determinado amostra. Porém, as faixas foram determinadas da seguinte forma: 1 – 28.5000; 2-28.500-45000.00; 3-45000.00-75000.00; 5-75000.00-100.000; 6+100.000. É possível tirar o valor médio dessa faixa? Como posso fazê-lo?

    Desde já muito obrigada.

    Parabéns pelo site. É muito didático.

    • Essa variável é ordinal e, por isso, só pode pedir o número de casos e as percentagens de cada categoria.
      Para poder saber o valor médio, só se soubesse o valor exacto do rendimento de cada caso/pessoa.

  50. Teresa,
    Quando a variável é numérica, mas não sei se o seu resultado é um soma ou média, posso pedir para calcular o teste T, ou preciso de transformar os valores que tenho em média e depois calcular o teste T?

  51. Inicialmente gostaria de parabenizar pelo excelente site!
    Tenho uma dúvida. Tenho uma escala com 6 fatores e gostaria de ordenar estas dimensões e verificar se os escores são estatisticamente diferentes entre si. Os dados são paramétricos. O teste t pareado é adequado para avaliar e parear estas médias?

  52. Parabéns pela sua clareza e explicação.
    Tenho 6 variaveis independentes : 4 qualiatativas e 2 quantitativas. pretendo compará-las com uma variavel dependente qualitativa e ver qual das independentes tem mais poder. Que passos devo seguir?
    Tenho que calcular a normalidade primeiro? Como se calcula?
    E depois ja posso compara-las ? como? que valores aceito e que valores rejeito?
    obrigada
    Rosa

  53. Obridado, por me ter respondido.
    não percebo ainda muito bem.
    Deu-me este valor.
    Tests of Normality
    Kolmogorov-Smirnova
    Statistic df Sig.
    ,157 82 ,000
    logo o sig é inferior.deu-me zero.
    o que tenho de fazer para que fique normal?

    tenho uma população de 82

    Obrigado
    André

  54. Por favor diz-me se a idade se usa no teste de Kolmogorov-Smirnov para avaliar a sua normalidade?
    cada variavel é analisada individualmente?

  55. Por favor diz-me se estou certo.

    Para comparar duas variaveis qualitativas só existe o teste do Qui-quadro? Ou ha outra forma mais fácil de os comparar?
    Obrigado, tem sido uma enorme ajuda.

  56. Boa noite, li o comentário atrás e peço desculpa, por ter escrito “diz.me”. Não me apercebi.
    Corrijo: “Por favor, diga.me se estou certo”

    • A correlação permite analisar a associação ou relação entre duas variáveis quantitativas intervalares ou de razão.
      A regressão é um modelo estatístico que permite prever o comportamento duma variável (dependente) a partir de outra(s) (independentes).

  57. Doutora Teresa,
    tenho varias variaveis independentes (umas dicotómicas e outras ordinárias,com varias respostas) e gostaria de saber qual o nível de relação que tem com a doença, que é a variável dependente. Posso usar uma correlação ou regressão?
    Obrigado

  58. Bom dia! Achei o vosso site muito interessante, visto que estou a encontrar muitas dificuldades e em poder fazer uma leitura dos dados da minha tese relacionado aos valores do Qui- Quadrado e o teste da ANOVA. Por favor me ajudem.

  59. galera, uma duvida. se quero fazer uma comparação de uma mesma amostra em tempos diferentes (ex.: antes e após o tratamento), utilizando variáveis qualitativas, já que não posso utilizar o teste T, qual seria recomendado utilizar?

  60. Tenho uma dúvida. Tenho duas populações de pacientes que vou submeter a um mesmo procedimento porém utilizarei técnicas diferentes para cada uma dessas populações. Em uma população tenho um N de apenas 15 pacientes. Na outra consegui um N de 130 pacientes.
    Posso comparar resultados de uma população com o da outra (para saber qual técnica de procedimento foi mais eficiente)? Ou devo ter populações com N semelhantes para fazer essa comparação? Agradeço a ajuda!

    • Comparar amostras com diferentes números de casos não é num problema quando se usa o teste t e não obriga a que se interpretem os resultados com especial cuidado.

  61. Boas, gostaria de saber que teste usar para o meu trabalho. O objetivo é comparar uma média a nível de uma região com a média nacional e verificar se há diferenças significativas ou não. Ou seja são 2 amostras, mas cada amostra tem apenas um valor na média.

  62. Ola Teresa.
    Muito boa essa matéria de SPSS, mas fiquei com uma duvida. Eu tenho uma amostra de maça em diferentes estados:
    -controlo A: maça fresca,
    -controlo B: maçã desidratada,
    – amostra C: maça desidratada com tratamento 1
    -amostra D: maçã desidratada com tratamento 2.
    Eu gostava de comparar algumas analises que fiz assim (AxB) (BxC) e (BxD). Tenho de usar em todos os casos teste t para amostras emparelhadas, certo?
    É que eu tentei fazer o (AxB) para amostras independentes e pedia-me uma variável de agrupamento (mas eu não tenho nenhum grupo).
    Obrigada

    • Tem de ter uma variável que diga que tipo de maçã. Terá como níveis de resposta 1. maçã; 2. maçã desidratada; 3.maça desidratada com tratamento 1 e 4.maça desidratada com tratamento 2. Esta é a variável de agrupamento. Terá uma ou mais variáveis onde terá valores da apreciação ou do estado da maçã. O que vai comparar é o estado da maçã nos vários tipos de maçã, certo?

    • O teste de Kruskal-Wallis não compara médias mas sim as ordenações (rank).
      Se existirem diferenças significativas terá de fazer comparações dois-a-dois, recorrendo ao teste de Mann-Whitney, para saber entre que pares de grupos é que existem diferenças.

  63. Olá Tereza,

    aproveito seu exemplo sobre qualidade de vida para esclarecer uma dúvida, gostava de saber como posso verificar se existem diferenças significativas entre as médias dos domínios. Obrigado!

    • Primeiro tem de calcular o domínio em Transform, escrevendo depois a fórmula de cálculo. Analisa depois as diferenças conforme explica o artigo.

  64. Olá Teresa, muitos parabéns pelo site! está 5*!
    Surgiu-me uma dúvida ao trabalhar com o SPSS, se me conseguisse desvendar ficaria-lhe muito grata:
    1) O trabalho foca-se na comparação de uma pontuação obtida antes e depois do ensino. Analisando a distribuição de cada uma, a pontuação antes segue a distribuição normal (média) mas a pontuação depois não segue a distribuição normal (mediana). Posso compará-las entre si na mesma?

    Muito obrigada!

  65. Boa tarde e aproveito para lhe dar os parabéns pelo site e pela disponibilidade em esclarecer as dúvidas que vão surgindo.

    Estou a desenvolver a minha tese de mestrado, desenvolvi várias hipóteses de investigação sempre tendo em conta o género. Uma delas é por exemplo, as mulheres valorizam mais o preço do que os homens.
    Fiz o questionário onde questionei os inquiridos sobre vários atributos (um deles o preço) sobre a importância dada, usando uma escala de Likert 1 a 7 pontos. Agora tenho de fazer o teste de hipóteses e estou um pouco enrascado.
    Tenho duas variáveis (o género e cada um dos atributos que vou percorrendo), mas não sei bem como hei-de prosseguir para realizar o teste. A minha amostra é superior a 500, se eu quiser verificar a normalidade no SPSS (mesmo sabendo que é superior a 30), uso o Kolomogorov-Smirnov sobre o quê? Sobre cada um dos atributos? E depois como verifico o enviesamento e kurtosis? Faço o teste de homogeneidade das variâncias sobre o quê?
    Caso os pressupostos não se verifiquem, utilizo o teste não paramétrico Mann Whitney?

    Peço desculpa por fazer tantas perguntas mas estou a ficar um pouco desesperado…

    • -A análise da distribuição pode ser feita recorrendo ao Kolomogorov-Smirnov ou através da análise explore (analyze-descriptives statistics-explore). Neste último caso pode analisar o enviesamento.
      -Analisa-se a distribuição da variável de escala lickert. Caso se conclua que a distribuição não segue a distribuição norma, então tem de usar um teste não-paramétrico (neste caso o MAnn-Whitney).
      -o resultado da análise da var´^ancia sai em tabela quando da análise com teste t ou ANOVA.

      • Muito obrigado pela resposta.
        Ainda tenho mais duas dúvidas já agora se fosse possível esclarecer… Para terminar a tese de vez.

        Eu opto pelo teste Kolmogorov-Smirnov de One Sample ou Two Sample? E no caso de me dar p=0,000 assumo logo que não são normais? Ou só depois de analisar o enviesamento e assimetria e verificar que falham esse teste é que posso assumir que não são normais?
        Imaginemos que falham o teste de normalidade e passam no teste de enviesamento e assimetria, já assumo que são normais?
        E já agora, em que condições se usa o teste de fiabilidade (alfa de cronbach)?
        Desculpe estas perguntas mas já ando há imenso tempo em volta disto e não há maneira de conseguir obter alguém que me ajude…

  66. Muito obrigado pela resposta clara!
    Ainda tenho mais umas dúvidas já agora se fosse possível esclarecer.
    Eu tenho uma pergunta sobre fonte de informação para comprar o café em que as hipóteses são por exemplo, ponto de venda, etc… logo uma variável nominal e quero analisar em conjunto com o género, portanto optei pelo Teste Qui-Quadrado. Desta forma, tenho de criar um Teste Qui-Quadrado 2×2 para cada opção de fonte de informação com o género, certo?

    E tenho de ter em conta que o mínimo de expected count é superior/igual a 5, caso contrário tenho de usar o valor de Teste de Fisher?

    Obrigadoo
    No caso do p ser inferior a 0,05, tenho de ver o coeficiente de cramer para analisar o quão forte ou não é a relação, correto?

  67. Boa noite,

    Preciso de ajuda, please! Estou a estudar a prevalência de obesidade nos diabéticos de uma clínica. Tenho as variáveis Grau de obesidade e também sexo. Como posso determinar se há diferenças estatisticamente significativa entre o sexo e a prevalência de obesidade nestes diabéticos?

    Obrigado!

  68. Boa Tarde Teresa,

    as vossas resposatas e ajudas são excecionais.
    Tenho uma dúvida:
    Quando pretendo juntar vários items para criar uma variável qual a melhor forma de fazer?

    1- Criar variavel e usar o sum?
    2 – utilizar os pesos dos principal components e somar?

    Obrigada

    • Pode fazer uma soma simples.
      Para usar os pesos tem de somar os resultados das multiplicações de cada componente. Ou seja (item1 X peso respectivo) + (item2 x peso respectivo) e assim por diante.

  69. Estou trabalhando com comparaçåo de médias. No entanto um dos grupos possui apenas uma pessoa. O software permite fazer a comparação com teste não paramétrico mas pra mim não faz sentido. Existe alguma recomendação sobre esses testes com amostras extremamente pequenas (n<3)?

  70. Entendi: 2 momentos teste t pareado MAS se quiser medir a média no o mesmo indivíduo em 3 momentos diferentes. Existe ANOVA pareada? como fazer no spss?

  71. Boa tarde, alguém me sabe explicar porque é que ao fazer uma anova unilateral (quiz comparar as respostas (quantitativas) de 2 grupos para as mesmas questões) o spss me dá um valor z em vez de me dar o F??? obrigada!

    • Por favor, confirme se realizou mesmo uma ANOVA e veja se as variáveis estão como scale.
      A tabela de output do SPSS apresenta os grsua de liberdade, a significância e o valor do teste F.

  72. Olá Dr Tereza, Estou fazendo um trabalho, tenho que analisar esta pergunta: “O número médio de casas por quarteirão que possuem cerca elétrica é diferente em um
    trecho de cinco quarteirões da rua 213 do Setor Aeroporto e outro trecho de cinco quarteirões
    da rua 14 do Jardim América?” Que teste devo aplicar? o teste t para 2 amostras?

  73. Olá. Meus alunos realizaram uma pesquisa sobre a alimentação de estudantes por meio de questionários onde era possível marcar quantos dias por semana cada tipo de alimento (em uma tabela com 28 itens alimentares) era consumido por cada estudante, que ainda identificou idade e sexo. Como poderemos definir se há diferença entre a alimentação destes estudantes (seja por sexo ou por idade)? Agradeço pela ajuda. Abraços!

    • O teste t para comparar dois grupos, ou a sua alternativa não paramétrica o teste de Mann-Whitney.
      A ANOVA para comparar mais do que dois grupos ou a alternativa não paramétrica, o teste de Kruskal-Wallis. Na ANOVA terá de especificar que pretende proceder a comparações múltiplas (POST HOC).

      Têm de ser criados grupos etários caso a variável seja contínua.

      Depois do output terá de perceber se existem diferenças, recorrendo à significância associada a cada teste.

  74. Olá
    Preciso de ajuda tenho apenas uma amostra e apliquei dois instrumentos diferentes num só momento para medir uma mesma variável pretendo comparar os resultados totais obtidos entre eles. Não sei qual o teste a aplicar. Poderia ajudar-me?
    Obrigado

  75. Boa noite! Primeiramente gostaria de parabenizar pela simplicidade na explicação… e gostaria de tirar algumas duvidas!
    No total são 40 amostras, ou seja, 10 em cada grupo experimental. Para comparar a média final e inicial de um mesmo grupo de tratamento, qual o teste utilizo? e como eu saberei qual foi o grupo que obteve os melhores resultados?

  76. Olá,
    Gostaria de parabenizá-la pelo site.

    Gostaria de saber qual teste e o caminho no SPSS para comparar o antes e o depois de variáveis categóricas ou nominais (qualitativas) com mais de 2 classes/opções de uma amostra com n=40. Consigo fazer essa comparação?? Ou teria que readaptar cada variável nominal para ter apenas 2 classes (tipo sim e não/ adequado e inadequado, etc)??

    Isso também vale para o qui-quadrado (apenas tabelas 2×2)? Como proceder se a variável qualitativa tiver mais de 2 classes??

    Desde já obrigada pela atenção e ótimo 2017.

    • Segundo percebi pretende analisar diferenças em amostras repetidas. Terá, então, de usar o teste de Wilcoxon.
      Caso se trate de variáveis nominais veja se existem diferenças através do qui-quadrado e teste de Fisher.

  77. Olá. Eu tenho 4 variáveis dependentes (tempo0,10,20,30) e tenho de analisar se para cada tratamento (foram 6) a variação da concentração de X foi significativa ou não. Vou analisar para a minha amostra e para ambos os controlos (claro e escuro) mas vou fazer um teste para cada para analisar de forma independente, O problema é que disseram que teria de fazer teste t-student para amostras emparelhadas, mas o que este teste faz é comparar o meu tempo 0 com o 10 e o tempo 20 com 30. O que eu queria era que comparasse os 4 tempos no mesmo teste. Qual é o teste que posso usar?

    • Para comparar dois ou mais grupos deve usar a ANOVA. Deve também usar um teste para as comparações múltiplas que está disponível num botaõ da janela da ANOVA.

  78. Boa noite,

    Muitos parabéns pelo site! Tenho duas questões a colocar:

    1- Quero estudar a associação entre duas variáveis qualitativas, uma das quais não é dicotómica. O que me aconselha?

    2-Quero estudar a relação entre duas variáveis quantitativas, mas das quais uma não segue uma distribuição normal.

    Para ambas as questões o n=81.

  79. Boa tarde, tenho uma amostra grande (mais de 900 participantes) e após ter feito a análise das frequências, quero averiguar se existem diferenças entre a variável sexo e a variável vitimação (nunca, algumas vezes, muitas vezes). Como devo proceder? Procurei perceber se a amostra tinha distribuição normal através do teste de kolmogorov-smirnov e os dados não seguem uma distribuição normal, pelo que tenho que utilizar um teste não paramétrico. Devo utilizar o teste de mann whitney ou o teste do qui-quadrado? Muito obrigada

  80. Boa tarde antes de mais parabéns pela forma como explica.
    Venho expor uma dúvida relativamente ao meu trabalho final de Curso.
    O tema é Vivencias acadêmicas dos estudantes. Estabeleci assim hipóteses pretendendo aferir se variáveis como (sexo, faixa etária, curso, deslocado do local de residência etc) têm influência sobre as vivências academias (em que utilizo uma escala com pontuação de linkert para as diferentes perguntas que compõem a variável vivências acadêmicas).
    A minha amostra é de 43 participantes.

    O que pretendo saber é: que testes necessito utilizar para puder realizar esta análise?

    Desde já muito obrigado pela atenção. Estou mesmo a precisar de ajuda.

    • Patrícia, leia o artigo Analisar diferenças. Penso que poderá ter a resposta à sua questão nos comentários.
      Os testes a aplicar dependem do tipo de variável.

  81. Que site maravilhoso! Parabéns!
    Minha dúvida é simples: se for o contrário do exemplo? Levene =0,636 e p=0,001? Qual valor eu devo adotar?

    • O valor do teste é 0,636. Mas esse valor, por si só, nada nos diz. O valor do p é que nos diz se existe significância estatística ou não.
      Sendo que o teste de Levene testa a hipótese das diferenças serem nulas, valores de p inferiores a 0,05 permitem rejeitar essa hipótese. Ou seja, existem diferenças significativas sempre que o p for inferior a 0,05.

  82. Boa tarde

    Agradeço ajuda na escolha to teste estatístico ideal a utilizar nesta situação: averiguar se a diferença entre um período pós-intervenção e pré intervenção é estatisticamente significativa.
    Estou a comparar a prescrição de antibiótico em 2 períodos temporais diferentes.

    Obrigada

  83. Se um pesquisador quiser comparar os valores de uma amostra composta por 98 pessoas, porém apenas comparando os valores de antes e após um teste de glicemia capilar, qual o teste estatístico adequado para finalidade?

  84. Parabéns pelo site! Minha duvida é a seguinte: tenho uma amostra de 12 que apliquei um questionário avaliando se há dor e a intensidade da dor; 6 sentem dores e 6 não sentem, sendo assim preciso fazer uma média disso, posso usar o teste T ou seria outro?

  85. Boa noite. Excelente site para tirar dúvidas. Parabéns
    gostaria que esclarecesse essa questão pra mim. João tem alguns dados que utilizará em se Tcc e precisa entender se eles são paramétrico ou não. Ele descobriu com ajuda de um professor que seus dados não seguem uma distribuição normal. O que isso significa? Eles são ou não paramétrico? O que João poderá fazer pra resolver o problema?
    Grande abraço

  86. Boa tarde! Estou trabalhando com dados não paramétricos e tenho uma dúvida sobre o teste de Kruskal-Wallis. É possivel comparar grupos com diferentes tamanhos de N? Grupo 1 N=42; Grupo 2 N=10 e Grupo 3 N= 3. Muito obrigada!

  87. Saudações
    O seu site é muito favorável e ajudador.
    Quero saber que teste se usa para comparar duas variáveis quantitativas?
    Num estudo qual será que 760/2290 é uma boa estimativa para a prevalência da doença em uma população?

    • Obrigada.
      Deve usar o coeficiente de correlação de Spearman.
      Quanto à prevalência de determinada doença, tem de ver o que diz o ICD que é o manual com a classificação dos problemas de saúde.

  88. Obrigado pelo teu site é muito bom e facilitador.
    Infroma-me por favor que testes devem ser usados para comparar duas varáveis qualitattivas?
    2ª Ando meio confuso quanto a hipótese do quiquadrado e seus critérios de aplicabilidade agradecia que me explicasse.

    • Obrigada.
      Se as duas variáveis forem dependentes pode usar o teste t para amostras dependentes (Wilcoxon para variáveis que não apresentem distribuição normal).
      Caso contrário terá de analisar a relação entre elas, recorrendo ao coeficiente de correlação de Pearson (Spearman no caso de variáveis que não apresentem distribuição normal)

  89. Bom dia ! Parabéns pelo site e por dar retorno às perguntas com clareza e assiduidade.
    Estou analisando a ocorrência de erros na colocação de vírgulas em 4 anos escolásticos sucessivos.
    Havia feito uma Anova e um post hoc de Tukey,
    Após testes de normalidade dos dados e resíduos, achei adequado o teste de Kruskal- Wallis.
    Qual teste post hoc é mais adequado ao teste Kruskal ?

  90. Boa tarde!
    Estou a elaborar um trabalho em que a base é uma lista de critérios e as respostas são:
    1-sim
    2-não
    A minha amostra é de 40 pessoas.
    A minha dúvida consiste na utilização dos testes, qual o mais indicado?

  91. Boa tarde, Muitos parabéns pelo site, tem ótimas informações e dicas 😀
    Tenho algumas questões.
    Eu estou a realizar um trabalho académico e tenho muitas dúvidas face aos testes a utilizar.
    Tenho 1 variável dependente (sim/não) e 6 variáveis independentes.
    Das 6 variáveis independentes, 1 é escalar (de 1 a 5) e as outras eram por opções que dividi e coloquei sim/não para cada uma (não sei se fui clara mas por exemplo, bebida do pequeno almoço: leite, água, sumo e coloquei: leite – sim/não; água: sim/não e sumo: sim/não).
    Como são medidas nominais, não é possível verificar a normalidade, então optei por testes não paramétricos. Agora não sei como escolher o mais adequado.

    • Obrigada Débora.
      Possivelmente irá apenas analisar a associação entre variáveis (teste do qui-quadrado, por ex.) quando as duas variáveis forem dicotómicas (sim/não).
      Apenas a variável escalar é que pode analisar quanto à distribuição para decidir que teste aplicar, podendo, então, analisar diferenças entre grupos

  92. Olá
    Inicialmente quero agradecer a gentileza de compartilhar esse riquíssimo material conosco.
    Estou uma dúvida, preciso comparar categorizar uma variável contínua em dois grupos (e.g bom ou ruim, melhor e pior, alto e baixo, forte e fraco) para posteriores comparações. No entanto, a referida variável, já consolidada na literatura, tem ponto de corte específico mundialmente utilizado. Porém, quando eu os emprego um grupo predomina (e.g.: 90% são bons, ou fortes, melhores) o que acaba com as minhas esperanças de avançar na literatura. Portanto, queria saber como faço para dividir essa amostra ao meio a fim de atender o objetivo? Uso moda, média; mediana? Existe alguma outra forma de eu categorizar essa variável contínua em dois grupos? Minha amostra tem 118 sujeitos.

    Att

  93. Boa tarde!
    Antes de mais, muitos parabéns pelo site.
    Tenho uma questão que não me tem deixado avançar nas análises da minha dissertação.
    Estou a fazer um estudo que implica algumas informações relativas ao consumo (preferências e gostos) e o aumento (ou não) do valor das marcas (brand equity). Acontece que não estou a conseguir fazer um cruzamento entre variáveis. Tenho, então, variáveis nominais (como a preferência a assistir a desfiles de determinada estação ou se é a primeira vez que os inquiridos estavam presentes no evento) e uma scale referente à junção dos resultados da brand equity.
    Há algum teste que me deixe cruzar este tipo de variáveis?

    • Quando pretende analisar a associação duma variável nominal com uma variável quantitativa é preferível analisar diferenças através do teste t ou ANOVA ou os equivalentes não paramétricos.

  94. Boa Tarde! Estou com duvidas e quais testes usar nessa questão:
    Supondo a realização de um estudo para verificar a eficiência de uma mesma intervenção de 12 semanas em dois grupos distintos, um grupo com 30 pacientes e em outro grupo com 35 pacientes, se quisermos também verificar a manutenção dos resultados fazendo uma nova avaliação 12 semanas após o término da intervenção (follow-up), comparando com os períodos pré e pós-intervenção, que testes estatísticos deveriam ser utilizados? E pq utilizar tais testes?

  95. Bom dia,

    Primeiro parabenizar pelo site. Faz tempo que tiro dúvidas por aqui.

    Queria saber se não estou errando numa análise, tenho 2 grupos, um tratamento outro controle, fiz a análise intragrupo, Ok. No caso da análise intergrupo, para ver a eficácia do tratamento, pegueis o valores pós (tipo, 15) e diminui o valor pré (20) resultado (-5) fiz isto em ambos dos grupos. Desses valores tem alguns com sinal positivo e outros negativo. No caso agora tenho duas novas colunas com as diferenças. As amostras com normalidade, apliquei o teste t independente nesses dados, sem mudar nada, deixei os dados com sinal + e outros -. Minha dúvida, fiz certo? Essa dúvida me travou na análise.
    Caso não, o que posso fazer para ver se existe diferença entre o tratamento aplicado e o controle?

    Obrigado desde já!

  96. Boa tarde, queria saber que testes devo utilizar para saber o efeito da utilizacao de antidepressivos nas taxas de suicidio em diferentes periodos de tempo sff: 2003-2008 (N=6) e 2008-2015 (N=8).

    A minha amostra é de 14 paises e apresenta uma distribuicao nao normal.

    Podia me ajudar sff?

  97. Pretendo com o meu trabalho
    1) Averiguar se o suicídio aumentou ou diminuiu com a utilização de antidepressivos durante o período de 2003-2015 (visão geral) –> se existe correlação entre ambos ou não; N=13
    2) Averiguar o impacto/efeito da utilização de antidepressivos no suicídio em diferentes períodos de tempo: 2003-2008 (N=6) e 2008-2015 (N=8), respetivamente e em qualperiodo foi mais pronunciado esse efeito.

    Que tipo de testes devo utilizar? A distribuicaoe é nao normal, numa das variaveis.

  98. Boa tarde,

    Antes de mais, muitos parabéns pelo site e pela forma tão esclarecedora como nos expõe os conceitos de análise estatística.
    Ando aqui com uma dúvida sobre o melhor teste de post hoc a usar numa ANOVA. Comecei por usar o Bonferroni, mas surgiu aqui uma situação em que ele não me mostrou onde se situavam as diferenças estatisticamente significativas. Consultei o livro do Fild onde explicava a escolha do melhor teste post hoc. Dos vários consultados estou em dúvida entre o Gabriel e o Hocherg (numa amostra de 642 posso ter grupos com um N bastante superior comparativamente a outros, por exemplo N=350, N=196 e N=95). Como é que eu considero se os N são ligeiramente ou muito diferentes?
    Muito obrigada pela sua atenção.

  99. Boa noite, quero comparar duas tecnicas de tratamento em termos de numero de complicações, sendo as duas amostras diferentes: o grupo 1 tem n=350 e o grupo 2 tem n=150 (p.e.). Que teste devo usar?

    O teste de qui-quadrado pode ser aplicado?

  100. Boa noite,
    Gostaria de saber como posso alterar a variável independente autoconceito que estava inicialmente numa escala de 1 a 6 para duas categorias (baixo e elevado relativamente à média que neste caso é 5) para depois relacionar com outras variáveis em teste não paramétricos?
    Obrigada pela atenção.

  101. Tenho 2 grupos e 5 variáveis, verifiquei que para algumas, não houve igualdade entre as variâncias com base nos valores de média, para seguir com as comparações, devo utilizar modelo da ANOVA com as que apresentam igualdade e um teste não-paramétrico equivalente para as que não apresentam igualdade? Ambos os grupos apresentam n=20.

  102. Boa tarde, desde já agradeço pela mais valia que tem sido este site para a minha dissertação de mestrado.
    Tenho uma questão que agradecia muito que me respondessem. Tenho que constuir um gráfico de barras para comparar dois grupos de população com outra variável, o autocontrolo. Mas quando o faço, o SPSS separa os graficos, ou poe em casos isolados. Não consigo que faça uma comparação entre médias num único gráfico… têm dicas?

  103. Boa tarde!

    Realizei o one-way ANOVA para verificar se existiam diferenças entre grupos (mais de 3) quanto ao valor médio de TAS (taxa de álcool no sangue).

    Verifiquei que de acordo com o teste de Levene existe homogeneidade. A ANOVA demonstrou existirem diferenças significativas.

    Assim sendo, passei a realizar o teste de Tukey para ver onde estavam essas diferenças e para meu espanto o teste não encontrou nenhuma diferença significativa (ao nível de significância ,05) entre nenhum dos grupos.

    Nunca me tinha acontecido isto..o que estou a fazer de errado? Devo realizar outro teste de análise Post-hoc ?

    Obrigada!

  104. Bom dia,
    adoro o seu site, com as suas explicações, o SPSS deixa de ser um bicho de 7 cabeças 😛
    Tenho umas dúvidas:
    -pretendo saber se existe alguma associação entre a média de idades de suicídio com a toma de 5 antidepressivos diferentes.
    – pretendo, também, averiguar se há alguma associação entre o valor de cada um destes 5 ADs e a presença ou ausência de outras substancias.
    Que testes tenho que usar?
    Obrigada desde já e, mais uma vez, os meus parabéns pelo magnífico site!

  105. Olá… parabéns pelo site! Gostaria de tirar uma dúvida! Fiz um estudo de Satisfação no trabalho entre amostras não representativas de Portugal e Brasil. Kolmogorov não apresentou normalidade e Levene apresentou homogeneidade na maioria das distribuições… Fiz KW por não seguir uma distribuição normal, além de ter utilizado uma amostra não representativa… como posso justificar os testes de signigicância de Levene, nesse caso?

  106. Boa tarde, desde já muitos parabéns pelo site que disponibiliza informações muito relevantes de fácil acesso!
    Surgiu-me uma dúvida durante o meu estudo.
    Estou a desenvolver um um estudo em experimental design 2×3 between subjects e por isso decidi realizar uma two-way ANOVA para cada uma das minhas vaiáveis dependentes (que são 3) para analisar o efeito das variáveis independentes. No entanto as minhas variáveis dependentes são ordinais (retiradas de escalas) e as minha variáveis independentes são nominais. Existe algum problema em realizar este teste? Li que só poderia usar a ANOVA se a variável dependente fosse continua.
    Obrigada pela ajuda!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *