Teste do Qui-quadrado

Recorre-se a este teste sempre que precisamos analisar a associação entre uma variável nominal e outra variável nominal ou ordinal.

Neste caso pretendemos analisar se a situação escolar (estudante e trabalhador-estudante) está associada à classe etária.  Qualquer uma das variáveis tem apenas duas categorias de resposta. A situação escolar é uma variável nominal e a variável classe etária é ordinal: dos 18 e 22 anos e dos 23 aos 60 anos.

No menu escolhe-se Analyze-Descriptive Statisctis-Crosstabs. Abre-se a janela Crosstabs da figura abaixo. Escolhe-se a variável situação escolar para a caixa Columns e a variável Classe etária para a caixa Rows. Para escolher o teste, carregar em Statistics e abre-se a janela à direita onde se escolhe o teste. Carregar em Continue na janela de Crosstabs:Statistics.

Qui-quadrado1

Para se saber como estão associadas as variáveis é importante pedir que as tabelas contenham não só os valores observados mas os esperados. Assim, ainda na janela Crosstabs, carrega-se em Cells e escolhe-se os valores observados e os esperados, conforma figura abaixo.

Qui-quadrado3Carregar Continue e depois Ok na janela de Crosstabs.

Obtém-se o output abaixo.

Qui-quadrado3O terceiro quadro apresenta o valor do teste e a significância associada. Este permite concluir que existe uma associação significativa da situação escolar com a idade, já que  p≤0,05. Quando analisamos  o quadro da Crosstabulation, podemos notar que existem mais casos, do que o esperado, de trabalhadores-estudantes nas pessoas acima dos 23 anos.

 

 

 

 

19 thoughts on “Teste do Qui-quadrado

  1. Raizza Barros

    Bom dia, Teresa. Quando realizei o qui-quadrado cinco variáveis foram selecionadas como significativas (zona, renda, equídeo, limpeza e carrapato). Agora eu gostaria de realizar a regressão logística dessas variáveis, cruzando com a variável Resultado (se o animal é positivo (1) ou negativo (0) para leishmaniose), vocês poderiam me orientar como fazer. OBG.

    Reply
  2. andre

    boa tarde

    por favor diz-me o que significa no teste Qui quadrado dizer que “existe uma associação significativa da situação escolar com a idade, no quadro acima? significa que a classe etária tem influencia na situação escolar?
    obrigado

    Reply
    1. Teresa Post author

      Uma associação ou relação não significa que exista causa e efeito. Significa apenas que as variáveis estão associadas. Para saber de que maneira estão associadas terá de ter uma tabelas com as percentagens dos casos observados e esperados para cada “célula”.

      Reply
  3. Flávia

    Boa noite, antes de mais parabéns pelo site, tem sido uma grande ajuda para mim. Estou com uma pequena dúvida em relação ao teste que devo utilizar, como saber se uma variável, “varia” em função da outra?
    ex: as pontuações do Score_D variam com o tipo de ação de promoção da saúde?
    Que teste devo utilizar?
    Obrigada

    Reply
    1. Teresa Post author

      Depende do tipo de variável. Para variáveis de escala pode aplicar o coeficiente de correlação de Pearson ou a alternativa não paramétrica o coeficiente de correlação de Spearman. Para variáveis ordinais também poderá utilizar o coef. correl. de Spearman. Quanto a outro tipo de variáveis, depende muito das categorias de resposta.

      Reply
    1. Teresa Post author

      Confirme se cada variável está bem definida. Confirme se está a usar o teste adequado ao tipo de variável

      Reply
  4. Ariane dos Santos

    No resultado do teste qui-quadrado, o resultado do p valor é representado pela primeira linha (Pearson Chi-Square)? Ou existe outra forma de interpretar esses resultados com as linhas abaixo?

    Reply
  5. Joana

    Boa tarde,
    Efetuei os testes de qui-quadrado é aparece-me o seguinte erro: “6 células (60,0%) esperavam uma contagem menor que 5. A contagem mínima esperada é ,21.”

    Todas os cruzamentos em que utilizei o qui-quadrado, violam o pressuposto de frequência, que teste utilizar? Como só queria verificar a correlação/associação entre variáveis utilizei o coeficiente de V. de Cramer, é correto?

    Os cruzamentos em que efetuei o Qui-Quadrado são maioritariamente entre 1 variável ordinal (5 categorias) + 1 variável nominal (2 categorias).

    Que testes devo efetuar?
    Obrigada,
    Joana

    Reply
  6. Rafaela

    Bom dia.

    Tenho uma amostra de apenas 17. Todas as variáveis são nominais ou ordinais. Apliquei este teste e o p deu-me sempre superior a 0,05. Posso afirmar que não existe associação significativa devido à amostra ser demasiado pequena?

    Obrigada.
    Rafaela.

    Reply
    1. Teresa Post author

      Pode concluir que não existe associação entre as variáveis em estudo.
      A conclusão de que a causa da falta de associação é a amostra ser pequena é uma hipótese que poderá colocar mas não é uma conclusão válida.

      Reply
  7. Marta Neves

    Boa noite,

    O test qui-quadrado pode ser aplicado a variáveis com distribuição não normal ou somente em variáveis normais? Obrigada

    Reply
    1. Teresa Post author

      O teste de independência do Qui-quadrado tem como pressupostos:
      -nenhuma célula da tabela pode ter valor inferior a 1
      -qualquer célula da tabela pode ter valor inferior a 5 desde que não ultrapasse os 20% de células nesta condição

      A análise da distribuição só se realiza em variáveis escalares. O teste do Qui-quadrado é utilizado em variáveis nominais e ordinais.

      Reply
  8. Tissiane

    Olá tenho uma dúvida. Para verificar o resultado do teste devemos comparar o valor do Pearson chi-square com tabelas de qui -quadrado?
    Num dos meus testes obtive o seguinte resultado:
    Person chi-square 8,592 asymp sigm 0,198. Neste caso aceito a hipótese nula?

    Reply
    1. Teresa Post author

      O valor do coeficiente de correlação de Pearson tem associada uma significância. Se esta for menor que 0,05 (para um intervalo de confiança de 95%) então conclui-se que existe uma relação entre as variáveis. Caso não exista significância estatística (sig>0,05) então as variáveis não estão relacionadas.

      Reply
  9. Fabiana

    Como eu interpreto o teste Fisher resultante do crosstabs/ tabela de contigencia? A amostra é pequena. Uma de n=5. e outra de n=10. Fisher deu ,400 e ,333 (approx Sig). p são maiores que 0,05 então não relação?

    Reply

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *