Category Archives: Pergunta de resposta aberta

Perguntas de resposta aberta-alteração das categorias de resposta

Na sequência do artigo acerca de  perguntas de resposta aberta,  torna-se necessário alterar as categorias de resposta já que muitas são iguais. Por exemplo, queremos juntar numa só categoria de resposta as profissões jornalista e o jornalista de rádio, conforme output abaixo. Também notamos no output que a categoria 1 está em branco, não correspondendo a nenhum tipo de profissão.

categorias-resposta aberta

Em Variable View, abrindo o Values da nova variável recodificada, observamos que o valor 2 corresponde à profissão arquitecta, estando carregadas as várias categorias de resposta e os seus valores.

categorias-resposta aberta-1

Pode interessar-nos criar diferentes categorias de resposta que juntem mais do que uma profissão. No exemplo actual, interessam-nos as seguintes categorias profissionais:

  1. Quadros superiores e dirigentes
  2. Especialistas de profissões intelectuais e científicas
  3. Técnicos e profissionais de nível intermédio
  4. Pessoal administrativo e similares
  5. Pessoal dos serviços e vendedores
  6. Agricultores e trabalhadores da agricultura e pescas
  7. Operários, artíficies e similares
  8. Operários de instalações e máquinas
  9. Trabalhadores não qualificados

Como proceder? Transformar, recodificando na mesma variável. Em Transform/Recode into same variables, escolher a variável anteriormente criada e carregando em Old and New Values, abre-se uma nova janela. A cada valor já existente iremos atribuir um novo valor. Conforme se observa na janela da direita da imagem em baixo, no quadrado Old–New estão já carregados vários valores, sendo que o último será o valor 22 a que será atribuído o valor 2. Se observarmos na primeira imagem deste artigo, o valor 22 corresponde à resposta Veterinária. Neste caso, o valor 22 passará a er codificado com o valor 2, que corresponde a Especialistas de profissões intelectuais e científicas (conforme as categorias profissionais que nos interessam).  No final carregar em Continue e OK.

categorias-resposta aberta-2

Seguidamente é necessário atribuir novos nomes (Labels) aos valores da variável. Note que a variável continua com os valores e nomes anteriores a esta última recodificação. Para proceder a esta alteração, em Variable View, abrir o Values Labels e alterar os valores e os nomes, conforme imagem em baixo.

Para cada valor, escolher, alterar o Label e carregar em Change. Os restantes valores a que não se atribuir qualquer label, escolher um a um e carregar em Remove. No final carregar em OK.

categorias-resposta aberta-3Se pedirmos uma nova análise de frequências temos os seguintes dados actualizados.

categorias-resposta aberta-4

 

 

 

 

Perguntas de resposta aberta

Quando pretendemos explorar as respostas a uma questão deparamo-nos com a necessidade de utilizar uma pergunta de resposta aberta. Por exemplo, pode ser necessário saber quais as profissões das pessoas da amostra. Neste caso, na pergunta 6.Profissão o respondente escreve por extenso a sua profissão.

Para criar esta variável no SPSS, define-se como string, conforme abaixo se indica, com tamanho para 30 caracteres. Caso se torne necessário aumentar posteriormente o tamanho do campo, procede-se de igual forma.

variável string

Em Data view, a introdução dos dados relativamente a esta variável apresenta-se da seguinte forma:

variavel string1

Um dos cuidados a ter é utilizar sempre a mesma forma de escrita. O uso de maiúsculas e minúsculas pode dificultar o trabalho posterior e obrigar a rectificações. Por exemplo, introduzir a profissão Contabilista ou contabilista tem implicações futuras na recodificação da variável: serão contabilizadas duas diferentes profissões.

O primeiro passo é pedir uma tabela de frequências para termos uma ideia dos dados. É aberto o seguinte ficheiro de output no SPSS, onde consta a tabela de frequências.

variavel string-freq-output

Torna-se necessário recodificar esta variável para uma melhor apresentação dos resultados, ou mesmo em caso de pretendermos realizar outro tipo de análise estatística. O primeiro passo será a atribuição de valores numéricos a cada uma das profissões. Esta transformação só deverá ocorrer depois de todos os dados estarem inseridos na base de dados. Nas imagens seguintes apresentam-se os passos para tal (para ver maior carregue em cima da imagem).

variavel string3-1variavel string3-2