Qualquer que seja o estudo, é necessária a descrição de todas as variáveis envolvidas. Para as variáveis qualitativas, é apenas possível apresentar o número e a percentagem. Já para as variáveis quantitativas apresentam-se a média, moda, mediana, quartis, desvio padrão, de acordo com as necessidades.
Em qualquer dos casos podem apresentar-se os valores para a totalidade da amostra ou por grupos. Imaginemos que a amostra é constituída por médicos e enfermeiros. Neste caso, pode ser do interesse do autor do estudo a apresentação dos resultados, quer no grupo dos enfermeiros, quer no grupo dos médicos. Da mesma forma, quando pretendemos apresentar os resultados por género, importa fazer a apresentação dos resultados no grupo do sexo masculino e no grupo do sexo feminino. Isto ocorre habitualmente quando se pretende fazer comparações entre grupos. Por exemplo, analisar se os homens diferem das mulheres ou se os enfermeiros diferem dos médicos em alguma das variáveis envolvidas no estudo.
Para as variáveis qualitativas, pede-se uma tabela de frequências.
Os comandos do SPSS, na imagem acima, abrem a janela que se segue, onde serão escolhidas as variáveis, quer para as colunas, quer para as linhas. Caso não se pretenda a descrição por grupos, não se escolhe qualquer variável para as colunas.
É também nesta janela que se escolhem as estatísticas que se pretendem apresentar: percentagens ou subtotais, entre outros.
É gerada a seguinte tabela no output em que são apresentados o número e as percentagens por grupo e por variável. No caso do estado civil, das 12 pessoas do sexo masculino 41,7% são casadas ou em união de facto e 33,3% são solteiras. Já no grupo do sexo feminino, das 11 pessoas inquiridas, 63,6% são do casadas ou em união de facto e 27,3% são solteiras. No caso das habilitações literárias, sabemos que os inquiridos da amostra têm habilitações entre o 6º ano e o ensino superior, sendo que aproximadamente 60% dos homens tem habilitações superiores ao 12º ano e quase metade das mulheres tem o ensino superior.
Guardar