Sintaxe de comandos – III


Neste artigo vamos ver como recodificar variáveis usando a sintaxe do SPSS.

Pode usar um ficheiro de dados que já contenha variáveis ou, então, criar as variáveis e seu conteúdo usando a sintaxe explicada no artigo anterior.

A janela do Data Editor do artigo anterior já continha as variáveis Nome e Sexo. Acrescente a variável Idade e preencha a idade para cada um dos respondentes. Deve obter um ficheiro como o seguinte:

sintaxe4

Abra uma janela de sintaxe com os comandos seguintes: File – New – Syntax.

Na janela de sintaxe, coloque o texto que consta da caixa seguinte. Depois, nos menus, escolha: Run – All.
No caso de já ter outros comandos prévios na janela de sintaxe, selecione apenas os comandos que pretende executar e, nos menus, escolha: Run – Selection.

RECODE Idade (Lowest thru 17=1) (18 thru Highest=2) INTO cat_idade.
VARIABLE LABELS  cat_idade 'Idade em categorias'.
EXECUTE.
VALUE LABELS cat_idade '1' "Menor" '2' "Maior" .
FORMATS cat_idade (F1.0) .

O primeiro comando (RECODE) recodifica a variável Idade numa nova variável cat_idade. O segundo comando (VARIABLE LABELS) cria a descrição para a variável cat_idade. O penúltimo comando (VALUE LABELS) cria as descrições para os valores da variável cat_idade: ao valor 1 atribui a descrição ‘Menor’, ao valor 2 atribui a descrição ‘Maior’. O último comando (FORMATS) formata o tipo de dados da variável cat_idade para numérico com 1 dígito e sem casas decimais.

No separador Data View deve visualizar-se o seguinte:

sintaxe5

No separador Variable View, o conteúdo é o seguinte:

sintaxe6


6 comentários a “Sintaxe de comandos – III”

  1. Olá!!
    Estou desesperada tentando finalizar um trabalho no spss mas estou com problemas em manipular a syntax. Eu já criei a sintaxe e inclui os primeiros dados. Agora eu quero incluir novos dados do excel e fazer com que ele rode na syntax que já existe. Mas não consigo de jeito nenhum… Será que você poderia me dar alguma orientação?

    Muito obrigada,

    • Olá.
      O problema é que está a tentar correr a syntax e as variáveis podem não ter exactamente os mesmos nomes.
      Veja qual o erro que dá na syntax, na zona mais abaixo.

  2. Boa tarde, será que conseguem ajudar. Estou a realizei um trabalho para a elaboração de uma monografia mas não percebo nada do spss preciso de colocar as repostas que me deram mas tenho questões que tem mais que uma opção, e neste caso não sei colocar as duas opções . Estou a preencher os resultados onde diz visualização de dados . Será que me podem ajudar!!

  3. Fiz todos os procedimentos. Mas no final apenas não deu as descrições para os valores da variável cat_idade: ao valor 1 atribui a descrição ‘Menor’, ao valor 2 atribui a descrição ‘Maior’.

    Aparece !, 2

    mas no variable view está certo…
    Pode ajudar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *