Dicas de SPSS e muito mais


Bem-vindo ao Dicas SPSS, o sítio onde pode tirar dúvidas de SPSS, colocar questões, consultar artigos e ver exemplos de aplicação.

Para além da utilização do SPSS, fornecemos também dicas sobre como construir questionários, que estatísticas devem ser utilizadas em cada situação, e muito mais.

Até breve


8 comentários a “Dicas de SPSS e muito mais”

  1. Boa tarde
    Eu apliquei um questionário a 200 alunos com 4 grupos de questões de temas distintos. Cada grupo tem 5, 6, 8 e 5 questões, respetivamente. Dentro de cada grupo as perguntas são de escolha múltipla do tipo “sim” e “não”; “familiar”, “amigo”, “conhecido” ou “outro”; “Ciencias”, “matematica”, “portugues”, “lingua estrangeira” ou “outra” e etc. Verifiquei agora que muitos trabalhos cientificos avaliam a fiabilidade de um questionário calculando, preferencialmente, o alpha Cronbach. Mas será o meu questionário passível de aplicar este teste? Algumas questões dentro do mesmo grupo não estão relacionadas umas com as outras: por exemplo: “gostas de ir à praia?” (sim, não), “quantas pessoas moram em tua casa?” (resposta aberta).
    (perguntas fictícias)
    Obrigada

    • Quando temos um questionário como o seu, não faz sentido avaliar a fidelidade. As perguntas do seu questionário servem para avaliar característicos sociodemográficas.

      Existem questionários/escalas de avaliação que são desenhados para avaliar outras áreas mais subjectivas (como o humor, a personalidade, a depressão) , áreas essas que são multifacetadas e cuja avaliação exige que se analise cada uma dessas facetas. A análise da fidelidade dessas escalas serve para saber se o conjunto de perguntas está a medir o que se pretende, quer seja para a escala inteira, quer seja para as várias facetas que a compõem.

  2. Sou novo no SPSS e gostaria de saber como lancar de questionario com a pergunta seguinte?

    13. Dispositivos com quem tem acesso a Internet:
    1 – Desktop: 0 nunca 0 As vezes 0 Regular
    2 – Laptop: 0 nunca 0 As vezes 0 Regular
    3 – Tablet: 0 nunca 0 As vezes 0 Regular
    4 – Telemóvel: 0 nunca 0 As vezes 0 Regular
    5 – Televisor: 0 nunca 0 As vezes 0 Regular

  3. Ola boa tarde =) Gostaria de fazer uma questão sobre os rótulos de valores em que colocamos por exemplo: masculino = 1 e feminino = 2
    No questionário que estou a elaborar tenho um parte que pergunta: Que atividades pratica diariamente?
    1 – Ler
    2 – Desporto
    3 – Música
    4 – Internet
    E pessoas seleccionaram mais de uma opção
    Referiram-me que existe um forma, em que podemos fazer por exemplo
    5 = 1 + 2, ou seja o valor 5 seria ler e desporto, mas não sei como fazer isso.
    Agradecia muito a ajuda

  4. Boa tarde,o SPSS demora muito tempo a abrir no meu pc,como.posso resolver esta questão?Também gostaria de saber como posso ver em que data expira a licença e como posso renovar a licença…Obrigada

    • Relativamente à data, o SPSS dá mensagem de que a data expirou.
      Quanto à demora a abrir o programa, penso tratar-se de problemas técnicos ligados ao seu computador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *