Monthly Archives: Fevereiro 2015

Perguntas de resposta múltipla-tabelas e gráficos

Em perguntas que permitem que o entrevistado assinale mais do que uma resposta, o tratamento dos dados obriga a algum planeamento.

Primeiro terá de se fragmentar a pergunta  em n variáveis. Sendo que n corresponde ao número de categorias de resposta. Como exemplo temos a pergunta “12- características de arquitectura” com as respostas a) cor; b) espaço; c) armários; d) luz.  Terão de ser criadas 4 variáveis que correspondem às categorias de resposta. Em cada uma delas, o nível de resposta será apenas 0=não e 1=sim.

Para criar a tabela de frequências para esta pergunta, procede-se do seguinte modo.

Em Analyze, Multiple Response Set, carregar em Define Variable Sets.

resposta multipla_1

Na janela, definir o conjunto de variáveis esolhendo as variáveis que fazem parte do conjunto e determinando apenas as respostas assinaladas com 1-Sim. Para tal, em Variables Are Coded As, escolher Dichotomies,  Counted Value, e assinalar 1 em Counted Value.

resposta multipla_2

Carregar em Add .

Para pedir as frequências do conjunto de variáveis, escolher novamente Em Analyze, Multiple Response Set e carregar em Frequencies e OK.

resposta multipla_3

Obtem-se a tabela de frequências no ficheiro de output.

Para pedir um gráfico desta tabela, será necessário activar a tabela, carregando com o botão esquerdo do rato em cima da mesma. Selecionar os dados que pretendemos ver em gráfico e, carregando no botão direito do rato, selecionar Create Graph e carregar Bar (ou outro).

resposta multipla_4

Obtém-se o gráfico no ficheiro de output.

resposta multipla_5

 

Como abrir um ficheiro de Excel no SPSS

O SPSS pode abrir ficheiros de dados provenienetes de outras aplicações. Por exemplo do Excel, ficheiros de texto ou bases de dados MsAccess ou outras.

No menu, pedir para abrir um ficheiro e no tipo de arquivo, selecionar Excel.

fig-2-6

Premir o botão “Abrir” e na janela seguinte, premir OK, ou então, no “Intervalo”, indicar o conjunto de células que pretende importar.

fig-2-7

No caso da primeira linha do ficheiro Excel conter os nomes da variáveis, marcar essa opção na caixa de diálogo. Depois premir OK.

fig-2-9

E os dados do ficheiro Excel são importados para o SPSS.

fig-2-10