Category Archives: Variável string

Perguntas de resposta aberta

Quando pretendemos explorar as respostas a uma questão deparamo-nos com a necessidade de utilizar uma pergunta de resposta aberta. Por exemplo, pode ser necessário saber quais as profissões das pessoas da amostra. Neste caso, na pergunta 6.Profissão o respondente escreve por extenso a sua profissão.

Para criar esta variável no SPSS, define-se como string, conforme abaixo se indica, com tamanho para 30 caracteres. Caso se torne necessário aumentar posteriormente o tamanho do campo, procede-se de igual forma.

variável string

Em Data view, a introdução dos dados relativamente a esta variável apresenta-se da seguinte forma:

variavel string1

Um dos cuidados a ter é utilizar sempre a mesma forma de escrita. O uso de maiúsculas e minúsculas pode dificultar o trabalho posterior e obrigar a rectificações. Por exemplo, introduzir a profissão Contabilista ou contabilista tem implicações futuras na recodificação da variável: serão contabilizadas duas diferentes profissões.

O primeiro passo é pedir uma tabela de frequências para termos uma ideia dos dados. É aberto o seguinte ficheiro de output no SPSS, onde consta a tabela de frequências.

variavel string-freq-output

Torna-se necessário recodificar esta variável para uma melhor apresentação dos resultados, ou mesmo em caso de pretendermos realizar outro tipo de análise estatística. O primeiro passo será a atribuição de valores numéricos a cada uma das profissões. Esta transformação só deverá ocorrer depois de todos os dados estarem inseridos na base de dados. Nas imagens seguintes apresentam-se os passos para tal (para ver maior carregue em cima da imagem).

variavel string3-1variavel string3-2