Category Archives: Recodificação

Recodificação de variáveis- inversão de itens

Algumas escalas de avaliação são construídas com itens cujo sentido conceptual se encontra oposto ao dos restantes itens. Nestes casos, os autores das escalas determinam que, para o cálculo da pontuação, o valor atribuído deve ser invertido.

Para a recodificação dos itens, é sempre preferível criar uma nova variável para se manterem os dados originais. Os comandos são :transform/recode into different variables a partir dos quais se abrirá uma janela onde se escolhe a variável a trabalhar, o novo nome e o label. Carregando-se em old and new values, abre-se uma nova janela onde se atribuem os novos valores aos valores numéricos já existentes. De acordo com o exemplo da imagem seguinte, a variável Escala_1 pode assumir valores numéricos entre “0” e “6”, sendo que ao valor “0” corresponde o label “discordo completamente”  e ao valor “6” corresponde o label “concordo completamente”. A nova variável, com a inversão, assume os valores “0-concordo completamente” e “6-discordo completamente”.

inversao-itens-2Na base de dados podemos confirmar que a variável Escala_1_invertido apresenta os novos valores, conforme a inversão realizada.

inversao-itens-3