Category Archives: Factores

Dimensões, domínios, facetas e factores

Quando se pretende avaliar e mensurar uma determinada qualidade elabora-se um instrumento de avaliação com um número de perguntas ou itens. Alguns instrumentos avaliam mais do que uma qualidade ou avaliam várias dimensões que fazem parte dessa qualidade que se pretende avaliar.

No caso da qualidade de vida, sabemos que existem várias dimensões. Ou seja, sabemos que a qualidade de vida engloba dimensões como o físico, o psicológico, o nível de dependência, relações sociais, meio ambiente ou aspectos religiosos. Um instrumento que pretenda avaliar a qualidade de vida apresentará variadas questões ligadas a estas dimensões. Um exemplo é o instrumento de avaliação da qualidade de vida da Organização Mundial de Saúde, composto por 100 questões (actualmente com versões mais curtas) e em que cada dimensão poderá ter até 8 questões.

No SPSS, torna-se necessário calcular o valor para cada uma dessas dimensões ou factores. Dependendo das orientações dos autores dos instrumentos, o cálculo pode corresponder a um total ou a um valor médio.

Tomando como exemplo um instrumento de avaliação em que uma das facetas corresponde às questões 3,4,5,6. Imaginemos que, de acordo com o autor do instrumento, a pontuação de cada dimensão é calculada correspondendo a um valor médio. Ou seja, é necessário somar os valores das respostas e dividir o total pelo número de itens. A figura abaixo demonstra como fazê-lo no SPSS.

dimensões1

Abre-se uma nova janela (figura abaixo), depois de executados os comandos anteriores, onde deve ser preenchido o nome da nova variável em Target Variable, que corresponde ao cálculo necessário para a pontuação da dimensão. Em Numeric Expression escreve-se a fórmula, utilizando as teclas que se encontram na janela.

dimensõe2

Na base de dados surge uma nova variável, a Faceta_A, cujo valor é a pontuação calculada.