Existem situações em que pretendemos diminuir o número de categorias duma variável sem perder informação. Nestes casos torna-se necessário congregar os dados num menor número de categorias. Noutras situações pretende-se criar classes/categorias quando elas não existem. Nestes casos pode optar-se pela recodificação automática.
Pretendemos criar classes a partir da variável idade. Primeiramente é necessário saber quais os valores mÃnimo e máximo da nossa amostra, assim como os quartis, a média e o desvio padrão. Para tal pede-se uma análise de frequências, conforme demonstrado na figura abaixo (Analyze/Frequencies).
Obtém-se o seguinte otput:
Os participantes desta amostra têm idades entre os 21 e 67 anos e estão encontrados os seguintes quartis de idade: dos 21 aos 28 anos; dos 29 aos 37; dos 38 aos 42; e dos 43 aos 67 anos. Pedir uma análise dos quartis é a melhor forma de obter dados correctos quando pretendemos reorganizar uma variável de escala em classes.
De seguida, transforma-se a variável utilizando para o efeito os comandos Transform/recode into different variable. Na primeira janela deverá colocar-se o nome da nova variável e o label e carregar no botão change. Carregar de seguida no botão Old and new values para aceder a uma nova janela onde serão assinalados os valores dos quartis e os valores numéricos que irão assumir.